PUBLICAÇÃO

Atividade editorial busca aproximar alunos da graduação do mundo da pesquisa

Alunos e professores estiveram, na quarta-feira (4), no auditório da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FACE), para o lançamento da revista científica O Eco da Graduação.

“Semestral, a publicação é feita por alunos e para alunos”, destaca a professora de Economia Andrea Cabello, coordenadora do projeto. “O foco da revista é Economia, mas pretende envolver outras áreas de Ciências Sociais Aplicadas, como Estatística e Relações Internacionais”, diz.

A estudante do 5º semestre do curso de Economia Yara Gomes, 21 anos, explica que oito alunos compõem o conselho editorial da Eco sob supervisão de dois professores. “A revista é um espaço para os alunos publicarem e exporem suas ideias”, reforça.

Para a chefe do Departamento de Economia, Adriana Amado, a revista aproxima os alunos de graduação do mundo da pesquisa. Ela ensina, por exemplo, como funciona uma revista científica, da submissão dos trabalhos à publicação dos artigos. “É uma oportunidade de entender o trabalho do parecerista e seus limites”, cita.

Amanda Ramos, 21, do 6º semestre de Economia, elogiou a iniciativa e falou sobre a 1ª edição da revista. Assim como Yara, ela participa do corpo editorial. "Cada revista deve trazer artigos especiais. A origem do Departamento de Economia é o tema desta edição", conta.

Presentes no evento, o reitor Ivan Camargo e o decano de Ensino de Graduação, Mauro Rabelo, parabenizaram os idealizadores pela iniciativa. “Em um ano, a ideia virou realidade. Espero ler várias edições da revista”, disse o decano. “A ideia é genial. A revista é um excelente instrumento pedagógico. Escrever bem faz toda a diferença na vida acadêmica”, destacou o reitor.

SERVIÇO – Interessados em ter artigos publicados podem enviá-los para avaliação editorial pelo site da revista