MÚSICA

Organizado pela Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA/DAC), evento promove discussão sobre o samba e seus lugares de fala na sociedade

 

Na próxima terça-feira (21), a sambista Cris Pereira e o grupo Filhos de Dona Maria se apresentam na segunda edição do projeto Samba em foco, organizado pela Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA/DAC). O evento acontece no anfiteatro 9 e será dividido em duas partes.

 

O show da cantora Cris Pereira abre a mesa-redonda Mulheres no Samba: histórias e trajetórias, às 12h. Além de Cris, a roda de debates será composta pelas cantoras Elizabeth Maia e Cássia Portugal.

Sambista Cris Pereira canta e discute o espaço da mulher no meio musical. Foto: Guto Martins

 

Às 18h, Filhos de Dona Maria se apresentam abrindo mais um espaço de diálogo, dessa vez com o tema Samba: histórias de terreiros. A cantora Cris Pereira participa da mesa juntamente com os integrantes do grupo Amílcar Paré e Khalil Santarém.

 

PROJETO – O evento, realizado em parceria com a Padê Produções, pretende levar reflexões sobre a atuação do samba dentro da cidade e os protagonismos feminino e negro nesse espaço. Produtora da Padê, Tâmara Jacinto explica que o projeto é um desdobramento de outro já existente, o Samba nas Feiras, que, em oito edições ao longo de 2016, levou o samba para as ruas da cidade em eventos gratuitos.

 

Sobre as mesas-redondas, Tâmara acredita na importância de se discutir a presença feminina dentro das rodas de samba. “O samba é matriarcal, ele começou com as mulheres. Mas hoje nós só vemos uma presença forte dos homens, então precisamos falar sobre isso”, diz. Já a mesa Samba: histórias de terreiros vem de um projeto chamado Festival Abre Caminhos, que busca celebrar a união de ritmos musicais de raiz africana. 

Grupo Filhos de Dona Maria se apresenta na UnB. Foto: Lia de Paula

 

OS ARTISTAS – A sambista brasiliense Cris Pereira iniciou sua carreira em 2004, com o Grupo Batucada de Bamba. Em 2013, Cris lançou seu álbum Folião de Raça, em homenagem ao samba na capital federal. Hoje, a cantora é uma das mulheres que constroem a cena musical do DF, levando samba, sorrisos e empoderamento por onde passa.

 

O grupo Filhos de Dona Maria é composto por quatro integrantes inspirados pelos tambores e terreiros de matriz africana. Em 2015, lançaram seu primeiro disco chamado Todos os Prazeres. Há um ano produzem o evento Terreirada, que busca fortalecer e difundir a cultura negra em Brasília.

 

SERVIÇO
12h, ICC Sul, UnB, Anfiteatro 9 – Cris Pereira e a mesa Mulheres no samba: histórias e trajetórias;
18h, ICC Sul, UnB, Anfiteatro 9 – Filhos de Dona Maria e a mesa Samba: histórias de terreiros.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.