CULTURA

Tradicional Festival Universitário de Música Candanga promove a apresentação de bandas que possuem integrantes vinculados à UnB

Apresentação realizada na última edição do Finca, em 2014. Foto: Cled Pereira/DEA/DAC

Três anos após a última edição, o Festival Universitário de Música Candanga (Finca) da Universidade de Brasília retorna em 2017. As atrações desta 17ª edição têm início em 2 de outubro e terminam no dia 27, com o encerramento da Semana Universitária.

As inscrições começaram na última segunda-feira (28) e devem ser feitas por meio do preenchimento de formulário online, disponibilizado no site da Diretoria de Arte e Cultura (Dirarte/DAC). É necessário que pelo menos um integrante da banda esteja matriculado como estudante ou seja servidor da UnB (professores e técnicos administrativos).

Além de preencher o formulário, o participante deve entregar documentação na Dirarte, localizada na sala AT 201 – ICC Sul, ao lado da Caixa Econômica, até o dia 15 de setembro. Não serão aceitas inscrições fora do prazo.

O evento promove a participação de bandas representantes dos centros acadêmicos (CAs) regularmente cadastrados na Dirarte. Cada CA pode indicar um grupo musical, que deve se apresentar na etapa classificatória, no anfiteatro 9, e concorrer a um lugar na final no Centro Comunitário Athos Bulcão. Os CAs estão convidados para reunião com a Dirarte, neste dia 30 de agosto, às 12h, no mesmo anfiteatro.

As bandas inscritas concorrem a prêmios de R$ 5 mil, R$ 4,5 mil e R$ 4 mil, de acordo com a avaliação das performances pelos júris popular e oficial. Mais informações estão disponíveis no Regulamento Geral. Confira o cronograma e fique por dentro da programação.

COMISSÃO JULGADORA –  Também estão abertas, até o dia 11 de setembro, as inscrições para quem deseja integrar a equipe de jurados do Festival. Profissionais ligados ao cenário musical e artístico podem concorrer. São 5 vagas para a etapa classificatória, com remuneração de R$ 1.400, e mais 5 vagas para a final, com remuneração de R$ 500. Para saber mais, acesse a página da Dirarte/DAC.

HISTÓRIA – O Finca foi criado no final da década de 1990, por meio de uma parceria entre a Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE). A ideia era divulgar a cultura musical autoral produzida pela comunidade acadêmica.

Na última edição, realizada em 2014, o festival contou com mais de 50 bandas selecionadas. Entre elas, os vencedores Gabriel Strauss, na categoria instrumental, e a banda Talo de Mamona, na categoria Candanga.

>> Veja abaixo o cronograma de atividades do 17º Finca:

Arte: Dirarte/DAC