JOGOS UNIVERSITÁRIOS

Delegação conquista dez medalhas no JUBs 2017. Mulheres garantem todos os quatro ouros

Handebol feminino foi prata no encerramento do JUBS 2017. Foto: Júlio Minasi/DEA-DAC

Os registros internos não apontam para qualquer campanha parecida. As bagagens da delegação da Universidade de Brasília voltaram dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em Goiás, com nada menos que dez medalhas: quatro de ouro, três de prata e três de bronze. A última das conquistas veio com a segunda colocação do handebol feminino, no domingo (29), dia de encerramento da principal competição do esporte universitário brasileiro.

“Desde que comecei a trabalhar com esporte na UnB, há mais de 20 anos, não tenho notícia de uma participação com tantas medalhas”, comemora o chefe da delegação da UnB nos JUBs, Carlos Alberto Diniz, conhecido como Carlão. “É uma marca excelente. Mérito dos nossos atletas e fruto de um trabalho feito com dedicação”, afirma o servidor da Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA/DAC).

A UnB esteve representada por 79 atletas em 14 modalidades. Em todas elas, a instituição venceu ao menos um confronto. O destaque ficou por conta do taekwondo, com quatro medalhas. Os resultados contribuem para a luta pelo Troféu Eficiência, prêmio da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) que reconhece a força da participação das instituições em competições ao longo do ano. Em 2016, a UnB terminou na terceira colocação geral e na primeira entre as federais.

OUTUBRO ROSA E OURO – No mês dedicado à saúde da mulher, as representantes da UnB demonstraram muita vitalidade. Elas conquistaram todas as quatro medalhas de ouro da instituição. A primeira veio no atletismo com Nayara Chagas em corrida de 10 km. “Ser campeã dos JUBs é algo que eu sempre quis”, garantiu, após prova disputada em 20 de outubro, no início das competições.

Luana Costa foi campeã no judô, conquistando um dos quatro ouros da delegação da UnB no JUBs 2017. Foto: Júlio Minasi/DEA-DAC

No dia seguinte, Luana Costa foi campeã no judô e Mickaele Musialowski subiu ao topo do pódio no taekwondo. No encerramento das modalidades individuais, em 22 de outubro, Letícia Silveira, também do taekwondo, terminou em primeiro. “Vencer foi muito importante porque mostra que tenho a oportunidade de estudar e competir”, disse.

“Nossa expectativa é que esse exemplo de sucesso desperte interesse de mais meninas pelo esporte”, avaliou o diretor do esporte na DEA, Alexandre Rezende.

MAIS PÓDIOS – O esporte da UnB também comemorou as medalhas de prata de Carlos Lopes e Katielen Caixeta, no taekwondo, e o bronze de Geciária Nery, na marcha atlética, Matheus Vidal, na natação, e da dupla de badminton formada por Gabriel Santos e Guilherme Neves.

“Independentemente dos resultados, a UnB esteve muito bem representada em Goiânia. Agradeço a todos os atletas, técnicos e servidores que estiveram na delegação e no suporte na DEA”, registrou Carlão.