ESPORTE

Jogos decisivos empolgam atletas e torcida no Centro Olímpico. Time do CDT é campeão

Time do CDT, Viracopos venceu o Torneio de Futebol do Servidor após sair atrás no placar na partida final. Foto: Júlio Minasi/DEA-DAC

Duas partidas cheias de reviravoltas e emoção definiram os medalhistas do Torneio de Futebol Society do Servidor, na tarde desta sexta-feira (17), no Centro Olímpico. O campeão saiu da partida entre Barca Furada, da Prefeitura (PRC), e Viracopos, do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT). Depois de largar atrás no placar, o time do CDT reagiu e conseguiu a virada em dois gols de bola parada. O Barca ainda buscou o empate, mas sucumbiu diante de velozes contra-ataques e foi superado por 6 a 2.

“Lutamos desde o princípio. Foi uma grande vitória”, comemorou Hudson Alves, do Viracopos. Apesar de ter entrado só no segundo tempo, o jogador teve o nome gritado pela torcida durante toda a partida. “É uma brincadeira do pessoal, porque eu passava nos setores convidando todo mundo para participar”, explicou.

Jogador símbolo do vice-campeão, José Maciel Lima, aos 77 anos, foi também o atleta mais experiente do torneio. “Já recebi alguns desses troféus. Estar aqui é sempre uma ótima recordação”, afirmou ele, que se aposentou na década de 1990.

A disputa pelo terceiro lugar foi ainda mais emocionante. Com um a menos desde o início e sem jogadores reservas, o Chuteira Cansada conseguiu virar – esteve atrás do placar por duas vezes – sobre a Carpintaria e vencer por 4 a 3. Destaque para o artilheiro do jogo, Glauco Venício, que marcou dois belos gols, o primeiro de voleio em rebote fora da área. “Tivemos muita raça e determinação para buscar a vitória”, disse.

Jogador mais experiente da competição, José Maciel (ao centro, com troféu), fez a festa pelo time vice-campeão, Barca Furada, da PRC. Foto: Júlio Minasi/DEA-DAC

Após a rodada dupla, a esperada premiação. Além dos troféus e medalhas para os três primeiros colocados, o torneio premiou o artilheiro (Ivanildo, do Viracopos), o goleiro menos vazado (Eric Barbosa, do Viracopos) e a equipe mais disciplinada (Carpintaria). Ao todo, nove equipes disputaram a competição, organizada pela Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA/DAC) em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub).

ORGANIZAÇÃO – “Agradeço, em primeiro lugar, a Deus, e depois a vocês”, disse o técnico-administrativo da DEA, Carlos Alberto Diniz, um dos organizadores do evento. “O torneio é uma homenagem ao Dia do Servidor e um momento de congraçamento dos que trabalham na UnB”, afirmou Carlão, pouco antes da entrega dos troféus.

Para Alexandre Rezende, responsável pelo esporte na DEA, o torneio é também uma oportunidade de diálogo e momento de união. “Nossa missão é ajudar a unir a comunidade por meio do esporte”, disse. Mauro Mendes, coordenador-geral do Sintfub, entende que "o esporte é muito importante para a socialização entre os companheiros".

ARBITRAGEM – Todos os árbitros presentes no torneio são alunos de curso de formação promovido pela Escola de Arbitragem da Federação de Futebol do Distrito Federal, com apoio da Faculdade de Educação Física (FEF). “Torneios assim são a parceria perfeita”, afirmou o diretor da escola e inspetor de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol, Raimundo Lopo. Ele avalia que a turma de 22 estudantes é promissora. “Com o ambiente que temos na Universidade, fica tudo mais fácil”, elogiou. A formatura dos árbitros está prevista para maio de 2018.