ESPORTE

Evento abre espaço para divulgação de modalidades e de troféus de conquistas recentes. Organizadores planejam edição no próximo semestre

Estande do clube UnB Wizards, de futebol americano. Mostra serviu para levar modalidade a mais pessoas. Foto: Júlio Minasi/DEL-DAC

Rúgbi, futebol americano e o virtual League of Legends (LoL) são esportes ainda pouco difundidos que encontraram espaço na I Mostra Esportiva da Universidade de Brasília, encerrada nesta sexta-feira (16). Estandes de clubes dessas e de outras modalidades reuniram centenas de estudantes na ala sul do ICC durante cinco dias. As interações permitiram informar sobre o que acontece nos campi e atrair novos talentos.

Caçula entre os clubes registrados na Diretoria de Esporte e Lazer (DEL/DAC), o UnB Wizards quer popularizar o futebol americano. Expondo capacetes e brincando com a bola oval, os membros buscavam atrair atenção.

“Nossa proposta é convidar mais jogadores e difundir a modalidade por aqui”, diz o estudante de Engenharia Civil Flávio Fialho, que preside o clube fundado no início deste mês de março. “Já temos 40 pessoas treinando com a gente”, afirma. No estande ao lado, o rúgbi chamava atenção com uma baliza inflável.

O clube do jogo eletrônico League of Legends, ou simplesmente LoL, participou da mostra para explicar por que a modalidade é tão popular mundo afora. “Nosso caso é um pouco complicado. Muita gente joga, mas acaba não se encontrando. Divulgar presencialmente é essencial para apresentarmos o clube”, detalha o aluno de Administração Henrique Augusto Chaves, presidente da agremiação.

As entidades que representam as artes marciais também marcaram presença. O tatame montado no espaço central recebeu atletas de jiu-jitsu, judô, caratê, kung fu e taekwondo. Ainda com pouca presença feminina, as modalidades deixam claro que as mulheres são indispensáveis na popularização das lutas.

Lorena Oliveira, aluna da Fonoaudiologia, e Ana Gabriela de Oliveira, da Educação Física, representaram as mulheres do jiu-jitsu. Foto: Júlio Minasi/DEL-DAC

“É importante estar aqui, principalmente para mostrar que a gente tem que ter mais espaço para as meninas”, avalia a estudante de Educação Física Ana Gabriela de Oliveira, atleta de jiu-jitsu há dois anos e meio. Lorena Oliveira, que estuda Fonoaudiologia, era a única outra mulher entre os representantes da arte suave.

TROFÉUS – As conquistas do esporte da UnB estiveram em destaque durante a mostra. Coorganizadora do evento, a DEL apresentou alguns dos troféus mais expressivos de sua galeria. Entre eles, o Troféu Eficiência 2017, recebido neste mês pela segunda colocação da Universidade em ranking da Confederação Brasileira do Desporto Universitário.

“Buscamos apresentar as oportunidades nos esportes de representação e também trazer informações sobre o esporte comunitário”, informa Cristiano Navarro, técnico desportivo da DEL e um dos idealizadores da mostra. “Foi uma experiência bastante proveitosa. Esperamos fazer uma nova edição a cada semestre. Para a próxima, queremos ampliar o número de clubes”, indica.

ASSOCIE-SE – Os clubes esportivos são entidades autônomas registradas e apoiadas pela DEL. Entre outras atribuições, eles têm a responsabilidade de conduzir treinos e promover seletivas internas das modalidades de representação. Conheça as agremiações em atividade e saiba como regularizar um clube na página da Diretoria na internet. Lá você também pode se informar sobre outros assuntos que envolvam esporte e comunidade.

>> UnB compartilha experiência no esporte em fórum nacional
>> Academia da Casa do Estudante tem atividades retomadas