ESPORTE

Gestores asiáticos buscam parcerias com o Brasil

Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

 

Os dirigentes da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) receberam uma visita muito importante em prol do fortalecimento do esporte universitário. Em busca de parcerias, o secretário Geral do Comitê Organizador da Universíade 2017 na China Taipei, Ching-Yu Tseng, a relações internacionais Fran Lee, a chefe de Marketing Chia-Ju Huang e o assistente Li-Wei Huang estiveram em Brasília na semana passada. Ching-Yu Tseng é também Secretário Geral da CTUSF, a federação de esportes universitários do país asiático.

 

A China Taipei foi a concorrente direta do Brasil na escolha para a sede da Universíade 2017. Na parte da manhã, os organizadores foram guiados pelo presidente da CBDU, Luciano Cabral e pelo diretor Mário Ferro e visitaram a sede da Confederação para conheceram um pouco da história da CBDU e entenderem melhor a forma de trabalho e como os projetos são pensados a cada ano para os eventos esportivos.

 

Após a visita, o Secretário Nacional do Deporto Educacional do Ministério do Esporte Carlos Geraldo e o Diretor Célio René receberam os integrantes do Comitê Organizador para tratar sobre propostas de novas parcerias esportivas e culturais, promovendo intercâmbio de atletas dos dois países em suas áreas de forte atuação. A parceria visa o desenvolvimento mútuo esportivo e cultural através do esporte Universitário.

 

Foi feita também visita à Universidade de Brasília para que os visitantes conhecessem as instalações de uma universidade no Brasil e as formas de valorização do esporte universitário. Os chineses conheceram o novo Centro de Excelência em Saltos Ornamentais da UnB, a área de Ginástica Olímpica e todo o Centro Olímpico da Universidade.

 

Para Luciano Cabral, estreitar os laços com a China Taipei é fundamental e reforça o ótimo relacionamento dos dois países após a concorrência pelo direito de sediar a Universíade 2017. “Taipei tem sido um grande parceiro do Brasil no esporte universitário, apesar da concorrência da qual eles saíram vencedores. A China Taipei já está com quase tudo pronto para 2017 e vieram ao Brasil conhecer pessoalmente as nossas estruturas e funcionamento, propor parcerias e intercâmbios, experiência que irá agregar muito ao nosso país e ao desenvolvimento do esporte universitário”, complementou Luciano.

 

Luciano acredita também que os representantes vieram entender porque, após uma disputa acirrada para 2017, o Brasil desistiu de sediar a Universíade em 2019. “Isso continua a ser uma decisão sem sentido para eles e grande parte do mundo”, finalizou.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.