COMUNICAÇÃO

Acordo de cooperação prevê intercâmbio de conteúdo e iniciativas nas áreas de educação e cultura

Foto: Júlia Seabra/UnB Agência

 

As ações da Universidade de Brasília vão estar ao alcance de 47 milhões de telespectadores em todo o país. Encontro, na manhã desta terça-feira (10), no Salão de Atos da Reitoria, deu encaminhamento a acordo firmado no segundo semestre do ano passado entre a Universidade e a Fundação Roberto Marinho, mantenedora do canal educativo Futura. “Quero ver a UnBTV no Futura e vice-versa”, disse o reitor Ivan Camargo. “Essa parceria abre muitas possibilidades. A UnB, por suas características e localização geográfica, é estratégica”, avaliou o diretor adjunto do Futura, João Alegria.

 

A reunião ratificou a UnBTV e a Faculdade de Comunicação (FAC) como interlocutoras com o Futura e discutiu possíveis temas para abordagem. O gestor do canal informou que as atividades acadêmicas de ensino e pesquisa são fontes valiosas para a programação. Entretanto, as ações comunitárias são as mais alinhadas ao perfil da emissora. “Temos tido excelente relação com a extensão universitária. Por meio dela, conseguimos dar visibilidade a projetos locais relevantes”.

 

A cooperação com a UnB inclui o compartilhamento de conteúdo, iniciativas educacionais e produções conjuntas. Também abre espaço para ações de capacitação e estágio. “Esse acordo é de fundamental importância por agregar valor ao nosso trabalho e dar visibilidade ao que produzimos”, disse a diretora da UnBTV, Neuza Meller.

 

A Universidade é a maior das 38 instituições de ensino superior em parceira formal com o Futura. No ar desde 1997, o canal tem como missão a “formação educacional da população, desenvolvendo as capacidades básicas da criança, do jovem, do trabalhador e de toda a sua família”. A programação inclui atrações infantis, jornalísticas e de variedades. De acordo com os gestores da emissora, o público assiste ao canal, em média, seis horas por semana. Dos telespectadores frequentes, dois milhões trabalham com educação.

 

PAUTAS DA UNIVERSIDADE – As intervenções durante a reunião deram o tom da importância da parceria para a UnB. “Estou entusiasmado. Temos uma lacuna grande para a divulgação de ciência”, disse o decano de Pesquisa e Pós-Graduação, Jaime Santana. “Todas as atividades que desenvolvemos, entre elas as das questões de diversidade, podem ser abrangidas”, afirmou a decana de Assuntos Comunitários, Denise Bomtempo.

 

Responsável pelo Decanato de Extensão, Thérèse Hofmann disse que projetar as produções da comunidade é indispensável. “Hoje em dia, se você não registrou, você não fez”, disse em relação à importância das mídias. Mauro Rabelo, decano de Ensino de Graduação, falou da possibilidade de anunciar programas como o Pibid, que estimula a formação de docentes.

 

O diretor da Faculdade de Comunicação, David Renault, avaliou que o potencial da parceria é “muito grande para explorar áreas multidisciplinares”. O diretor João Alegria explicou que o Futura mantém um núcleo de relações com universidades para aprofundar os diálogos com os parceiros. Segundo ele, o importante para o canal não é o “hard News”, mas “contar boas histórias para mudar o mundo”.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.