FOMENTO

Programa lançado nesta quarta-feira pelo governo federal destinará R$ 20 milhões a iniciativas que desenvolvam e fortaleçam a arte e cultura

Foto: Elisabete Alves/Ministério da Cultura

Universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia receberão incentivo do governo federal para a promoção da cultura brasileira. Nesta quarta-feira (8), foi lançado o edital Mais Cultura nas Universidades. O evento aconteceu no Ministério da Cultura, e contou com a presença ministra Marta Suplicy. O reitor Ivan Camargo e a decana de Extensão da Universidade de Brasília Thérèse Hofmann estavam presentes.

O programa Mais Cultura nas Universidades destinará R$ 20 milhões para a realização de projetos que desenvolvam e fortaleçam a arte e cultura brasileiras, com ênfase na inclusão social e no respeito e reconhecimento da diversidade cultural.

A iniciativa é uma parceria entre os ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC). Cada instituição contemplada receberá entre R$ 500 mil e R$ 1,5 milhão.

Em sua intervenção, o reitor Ivan Camargo destacou a importância de o edital contemplar projetos de infraestrutura e lembrou o papel predominante que as artes têm na história da UnB. "Associar arte e cultura ao desenvolvimento intelectual dos nossos alunos está presente nos conceitos que fundaram a UnB", declarou.

“Este projeto vai enriquecer a vida cultural dos estudantes das universidades e institutos federais de educação”, destacou a ministra da Cultura, Marta Suplicy. “Vamos dar uma injeção para que vários projetos culturais possam ser realizados. E também a reforma dos equipamentos culturais, que normalmente são os mais sofridos dentro das universidades”, completou a ministra.

Para o secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Speller, um dos diferenciais do edital é a possibilidade de as universidades e os institutos federais firmarem parceria entre si e com instituições, empresas ou pessoas físicas, como centros de ensino, universidades estaduais e municipais, gestores e produtores culturais, Pontos de Cultura, comunidades locais e tradicionais e movimentos sociais, entre outros. “Isso possibilita a apresentação de projetos mais robustos, que podem ser, inclusive, regionais”, afirma.

O professor José da Costa Filho, vice-reitor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e representante da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), destacou a participação das universidades e institutos federais na elaboração do edital. “Nossas opiniões e sugestões foram muito bem acolhidas pelo MinC e pelo MEC”, ressaltou.

PLANO DE CULTURA - As instituições interessadas em participar do edital deverão elaborar um plano de cultura que contemple objetivos, ações e metas para um período de 12 a 24 meses. Os planos devem enquadrar-se em um dos seguintes eixos temáticos: Educação Básica; Arte, Comunicação, Cultura das Mídias e Audiovisual; Arte e Cultura Digitais; Diversidade Artístico-Cultural; Produção e Difusão das Artes e Linguagens; Economia Criativa, Empreendedorismo Artístico e Inovação Cultural; Arte e Cultura: Formação, Pesquisa, Extensão e Inovação; e Memória, Museus e Patrimônio Artístico-Cultural.

Entre as atividades que poderão ser apoiadas pelo Mais Cultura nas Universidades estão o apoio a atividades culturais em escolas públicas, a criação e o fomento de rádios e tevês universitárias, a produção de festivais culturais universitários, a criação de grupos de pesquisa e de novos cursos de pós-graduação em temas ligados à cultura, a criação de museus para preservação da história das universidades e a reestruturação e compra de equipamentos para espaços de ensino e pesquisa já existentes.

Os planos de cultura inscritos serão selecionados por um comitê técnico formado por representantes da Secretaria de Políticas Culturais (SPC) do MinC, das secretarias de Educação Superior (SESu) e de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

SERVIÇO

As inscrições já estão abertas e irão até o dia 10 de fevereiro. Elas devem ser feitas por meio de formulário específico presente no edital, que pode ser encontrado nos portais do MinC (www.cultura.gov.br) e do MEC (www.mec.gov.br). O formulário deve ser enviado, via Sedex, com toda a documentação solicitada no edital, para o endereço:

Ministério da Cultura (MinC)

Secretaria de Políticas Culturais (SPC)

Edital – Mais Cultura nas Universidades

Quadra 09, Lote C, Torre B, 10º andar – Edifício Parque Cidade Corporate

CEP: 70308.200 – Brasília (DF)