A peça do francês Georges Bizet foi encenada em Brasília. Grupo de estudantes prepara nova produção

Foto: Divulgação

Uma versão moderna da ópera francesa Carmen foi encenada, em Brasília, pelo grupo Ópera Studio. O elenco contou com cantores da cidade, professores e alunos da Universidade de Brasília. O musical foi apresentado no mês fevereiro.

O programa Ópera Studio nasceu da ideia de fazer a formação dos cantores de Brasília. "O pensamento foi trabalhar uma obra clássica, mas de maneira jovem, que pudesse ser reconstruída. Além disso, essa é uma ópera importante para o currículo", conta o ator, produtor do espetáculo e aluno da UnB, Felipe Torres.

Outro motivo para a escolha de encenar Carmen foi o público brasiliense. Segundo Felipe, não há um publico consolidado para óperas na capital e, para que isso ocorra, encenar os clássicos é o primeiro passo.

A próxima ópera a ser encenada no campo cultural de Brasília por atores da UnB, pelo Ópera Estúdio, será a La Traviata, do italiano Giuseppe Verdi. A produção será feita pelos alunos do Departamento de Música (MUS) com o auxílio de estudantes de Artes Cênicas. As apresentações estão previstas para junho.

GRUPOS - O Ópera Estudio da UnB é um projeto de extensão do departamento de Música da Universidade. As atividades ocorrem há 10 anos e o grupo já produziu diversos espetáculos. A iniciativa trabalha com alunos e professores da UnB de todos os cursos, além de convidados. Os alunos trabalham por seis meses e encenam uma ópera ao fim do semestre.

Já o Ópera Studio do Ópera Jovem é um programa de treinamento intensivo para alunos e cantores de ópera de todo o Brasil e existe há um ano. O projeto já apresentou dois espetáculos: A Flauta Mágia e Orfeu e Eurídice. Os alunos trabalham com o Studio por volta de três meses e passam pelas etapas de Audição, Coaching, Ensaios e Apresentações.

Ambos projetos são coordenados pelo ator e diretor Felipe Torres.