ESPORTE

Em clima de Olimpíadas, Universidade de Brasília e Sesc-DF promovem o desafio 25 Horas Nadando

25horas nadando
Claudio Reis/Secom UnB

Aproveitando o espírito esportivo das Olimpíadas, a Universidade de Brasília recebe, nos dias 27 e 28 de agosto, o revezamento aquático 25 Horas Nadando. O evento ocorre na piscina do Centro Olímpico da UnB. Considerada uma das competições de natação mais tradicionais do Distrito Federal, a disputa está em sua 23a edição e é uma parceria entre a Universidade, por meio do Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte (Gesporte) da Faculdade de Educação Física, e o Sesc-DF. A expectativa é que 1,2 mil nadadores, entre crianças, adultos, idosos e pacientes da Rede Sarah de hospitais participem da iniciativa.

Serão oito raias abertas para participação de 150 nadadores em cada uma. No dia, haverá também uma raia social para crianças de instituições que desenvolvem trabalhos sociais, como organizações não governamentais e orfanatos. Além disso, quem estiver assistindo e quiser cair na água poderá se inscrever na hora. A competição reunirá nadadores de clubes, associações, escolas e academias do DF. Vence a prova a equipe que, ao final das 25 horas de revezamento, somar a maior distância percorrida.

Não há limite de idade para competir, o único requisito é que as pessoas consigam percorrer no mínimo 100 metros nadando sem parar. Podem participar amadores e profissionais e haverá premiação com medalhas e troféus.

Criado em 1990, por um grupo de professores da UnB, o evento chegou a ter 32 horas de atividades em cada etapa, mas em 1995, na 6a edição, adotou a padronização de 25 horas e tornou-se um dos principais torneios aquáticos do Brasil.

Cada raia pode ter mais de uma equipe, que deverão manter um atleta nadando durante todo o evento. Os competidores que percorrerem maior distância, os mais velhos e os mais novos também receberão premiação. Neste ano, a competição contará com um grande painel de LED que transmitirá a metragem e o tempo dos nadadores, além de uma área com oito tendas olímpicas para as equipes. Na programação da disputa, serão realizadas atividades paralelas, com música ao vivo, gincanas, campeonato de polo aquático, apresentação de nado sincronizado e recreações para toda a família.

25 Horas Nadando
Dia e horário: das 9h do dia 27/8 até as 10h do dia 28/8
Local: piscina do Centro Olímpico da Universidade de Brasília
Período de inscrição: até 24 de agosto, no Sesc 504 Sul. Nadadores também podem se inscrever durante a competição

Como acontece: Durante 25 horas, equipes devem manter um nadador de maneira ininterrupta na piscina, que realiza um percurso de 100 a 500 metros, cada vez que entra na água. Além disso, durante todo o evento, acontecem atividades esportivas, recreativas e de lazer.

Organização e parcerias: Integrante do calendário permanente de atividades da Universidade de Brasília, o evento da Faculdade de Educação Física, realizado pelo Laboratório GESPORTE, tem a parceria do Sesc-DF.

*Texto atualizado às 17h40, em 24/8/2016, para acréscimo de informações