COMUNIDADE

Centro de Atenção Psicossocial irá oferecer serviços de atendimento à população e formação para profissionais da área

O Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (IP/UnB) aprovou, por unanimidade, a proposta de implementar um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) - Docente Assistencial.

A deliberação ocorreu em reunião do Conselho do IP, no dia 22 de setembro, e a unidade funcionará nas novas instalações do Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos (CAEP), no campus Darcy Ribeiro.

Segundo o Ministério da Saúde, cabem aos CAPS acolher e prestar atendimento clínico a pessoas com transtornos mentais, com o objetivo de preservar e fortalecer os laços sociais desses cidadãos por meio do acesso ao trabalho, lazer e exercício dos direitos civis.

Atualmente, o Distrito Federal possui 17 CAPS, mas nenhuma unidade na região de Brasília é direcionada ao atendimento específico de casos de transtorno mental. O centro da UnB será o primeiro a oferecer serviços para esta população, estimada em mais de 200 mil pessoas.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Ileno Costa, o Centro se pautará pelo papel de formação, ensino e pesquisa continuadas, voltado para profissionais que trabalham no Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, atenderá a comunidade em geral seguindo critérios definidos pelo projeto técnico (e gerencial) a ser pactuado com a Secretaria de Saúde do Governo do Distrito Federal e com o Ministério da Saúde.

“A partir da característica acadêmica de ensino, pesquisa, extensão, a UnB, por intermédio do Instituto de Psicologia, se prontifica a contribuir com a política pública de saúde mental do DF e do país”, afirma Costa. A iniciativa também é coordenada pela docente Tatiana Lionço.

A diretora do IP, Wania Cristina, conta que este sonho vem sendo construído há cerca de dez anos e faz parte de uma série de negociações de várias gestões do IP e do CAEP. “A decisão representa a continuidade institucional, muito diálogo e a participação de atores fundamentais para consecução. O IP se direciona para o futuro e para a comunidade com esta decisão, num efetivo esforço multi, inter e transdisciplinar”, conclui.

As próximas ações, segundo o professor Costa, contemplam interlocução entre os atores potenciais neste desafio: Reitoria, direção e departamentos do IP, Secretaria de Saúde, Ministério da Saúde, HUB, institutos e faculdades afins. “É uma articulação complexa e efetivamente desafiadora. Que bons ventos tragam este sonho para a comunidade da UnB e do DF”, comenta o coordenador.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.