SAÚDE

Servidores que já receberam o convite por e-mail terão 90 dias, a partir da data do aceite, para utilizar as guias fornecidas. Procedimento não é obrigatório

Os exames médicos periódicos são avaliações clínicas e exames laboratoriais, previstos por lei, realizados no intuito de detectar doenças e preservar a saúde dos servidores públicos para que evitem disfunções no futuro.

Na Universidade de Brasília, os servidores são convidados a fazê-los a cada dois anos, no caso daqueles com até 45 anos de idade, ou anualmente, quando têm idade superior a essa. Nos casos em que há algum tipo de risco na profissão ou em que os servidores já possuam alguma patologia crônica, os exames serão feitos anualmente ou em intervalos menores. Neste ano, desde de fevereiro, 99% dos servidores da Universidade foram convocados.

“O programa tem por objetivo promover a saúde, detectar precocemente os agravos e, desse modo, prevenir o adoecimento dos servidores desta Universidade a partir da avaliação médica e da realização de exames laboratoriais”, afirma o diretor de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho (DSQVT), Carlos Américo.

O protocolo dos exames é definido pela Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho no Serviço Público (SEGRT), que pertence ao Ministério do Planejamento. A partir das características do servidor, como idade, sexo, função pública e grau de exposição a riscos no ambiente de trabalho, são designados os tipos de procedimentos a serem realizados.

COMO PARTICIPAR – Ao receberem o convite, que é enviado por e-mail, os servidores da UnB devem acessar o Sigepe, na opção Servidor e Pensionista, e, em seguida, entrar com login e senha no Sigac para poderem selecionar a opção Saúde do Servidor. Caso não desejem realizar os exames, que não são obrigatórios, devem assinar o termo de recusa. Se quiserem realizá-los, devem formalizar ali mesmo o aceite e aí passam a ter prazo de 90 dias a partir desta data.

A convocação é realizada por unidade de lotação dos servidores. Os exames poderão ser realizados durante o horário de expediente sem qualquer ônus ou necessidade de compensação. As despesas dos exames médicos periódicos são custeadas pela União.

Caso alguma doença seja detectada ou haja a necessidade de realizar procedimentos além dos pedidos, o paciente será encaminhando para a rede pública de saúde, o SUS. Dúvidas podem ser encaminhadas para DSQVT: (61) 2028-5516 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..