HOMENAGEM

Professor alemão é referência para os estudiosos brasileiros que se interessam por teoria da historiografia, do ensino e da aprendizagem históricos

Júlio Minasi/UnB Agência

O historiador e filósofo alemão Jörn Rüsen recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Brasília na última sexta-feira (25). Professor da Universidade Witten/Herdecke, o homenageado teve sua obra conhecida no Brasil, em Portugal, na Espanha e em diversos países da América Latina principalmente pela iniciativa pioneira da UnB em traduzir e publicar seus seminários, conferências e obras fundamentais para a teoria e a metodologia da História, para a história da historiografia e para a educação histórica.

Rüsen ainda se destaca em disciplinas conexas à área, como a Filosofia e a Política. Atualmente, é considerado uma das mais importantes referências para os estudiosos que se interessam por teoria da historiografia, do ensino e da aprendizagem históricos.

“É um sentimento de gratidão. Primeiro, pelo reconhecimento do meu trabalho acadêmico. Segundo, pelas relações de amizade que se desenvolveram no Brasil. Terceiro, pela consolidação do efeito do pensamento histórico no espaço social e cultural em geral, reforçando a concepção e a prática de uma humanidade mediante a razão", afirmou o homenageado, durante a cerimônia de outorga do título.

Segundo Rüsen, a humanidade só pode ser entendida e enunciada de maneira intercultural. “E o Brasil é, para mim, o lócus dessa dimensão”, reforçou.

Na UnB, diversos docentes, principalmente do Departamento de História, são interlocutores do professor. Alguns foram orientados por ele na Alemanha em cursos de mestrado e doutorado e continuam vinculados a projetos de intercâmbio e cooperação com ele.

Rüsen agradece o reconhecimento acadêmico de seu trabalho. Júlio Minasi/UnB Agência

Um de seus ex-alunos, Arthur Alfaix Assis, coordena a Pós-Graduação em História, do Instituto de Ciências Humanas da UnB. Em seu discurso de homenagem a Rüsen, contou como se conheceram e as lições que vieram a partir dali.

“O professor vem insistindo que a História é o melhor jeito para nós entrarmos em contato com o passado que sempre esteve dentro de nós e à nossa volta. Só estamos livres para nos tornarmos quem queremos ser, quando sabemos o que já fomos e o que quisemos. Esse conhecimento é o melhor que a área pode nos dar”, disse.

O reitor da UnB, Ivan Camargo, aproveitou o momento para ressaltar a importância da internacionalização e de parcerias como a que existe com Jörn Rüsen. “O reconhecimento que o professor recebe hoje da UnB não é apenas pelo seu trabalho intelectual e, sim, pela sua importância na nossa Universidade. A melhor forma de relação entre países é através do intercâmbio acadêmico”, finalizou.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.