MEIO AMBIENTE

Professores Genebaldo Freire e Jeanine Fagg foram homenageados pelo trabalho de preservação do segundo maior bioma brasileiro

Foto: Luis Gustavo Prado / Divulgação

Em comemoração ao Dia do Cerrado, a Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília sediou sessão solene da Câmara Legislativa do Distrito Federal. A cerimônia realizada no dia 27 de setembro marcou o início de uma campanha nacional pela preservação do bioma e contou com a participação de alunos, professores, políticos e ativistas ambientais.

“As pessoas precisam se conscientizar de que o ser humano e o meio ambiente devem caminhar juntos”, disse a deputada distrital Telma Rufino. Realizado também no ano passado, o evento, segundo ela, busca promover melhorias nas ações de preservação do cerrado e seus mananciais de água por meio do debate entre academia, ambientalistas, parlamentares e técnicos do governo.

"Além de toda a riqueza de sua fauna e flora, o nosso cerrado abriga as três maiores bacias hidrográficas da América do Sul", ressalta a distrital. O cerrado ocupa mais de 20% do território brasileiro.

Na ocasião, alunos e professores foram homenageados pelo trabalho de preservação do cerrado. Foram destaques os professores Genebaldo Freire, condecorado Cidadão Honorário de Brasília, e Jeanine Fagg, já falecida. Ex-aluno da UnB, Genebaldo é o autor brasileiro mais citado no mundo quando o assunto é Educação Ambiental e Jeanine, uma das maiores pesquisadoras do cerrado brasileiro.

Durante a solenidade, a UnB reafirmou o seu compromisso com as causas ambientais e destacou a importância de parcerias com o governo local e federal para a realização de projetos na área.

Confira aqui a cobertura da UnBTV.