ANIVERSÁRIO

Minicursos, palestras e visitas técnicas integram a programação, de 23 a 27 de outubro. Cerimônia de comemoração pelo jubileu acontece na quarta-feira (25)

 

Os professores Antônio Santos (esq) e Daniel Guerreira com a estudante Érika Timo. Foto: Luís Gustavo Prado/Secom UnB
Os professores Antônio Santos (esq.) e Daniel Guerreiro e a estudante Érika Timo participam da organização da 13ª SENE. Foto: Luís Gustavo Prado/Secom UnB

 

Consagrada entre a comunidade acadêmica, a 13ª edição da Semana da Engenharia Elétrica (SENE) acontece entre 23 e 27 de outubro na Faculdade de Tecnologia (FT) da Universidade de Brasília. Neste ano, o evento marca as comemorações pelo cinquentenário do Departamento de Engenharia Elétrica, pelos 20 anos dos cursos de Engenharia de Redes e de Engenharia Mecatrônica e pelos sete anos da Engenharia de Computação.

 

Com a proposta de promover o conhecimento científico e tecnológico, bem como a integração entre especialistas, docentes e discentes, o evento é aberto ao público e traz uma programação variada. A inscrição custa R$ 32. Até o momento, a SENE conta com cerca de 300 inscritos. Interessados nas vagas remanescentes devem comparecer ao credenciamento, que acontece na segunda-feira (23), das 7h30 às 8h30. A estimativa é que o número total de participantes chegue a 400.

 

Os inscritos terão acesso a exposições, palestras, mesas-redondas, maratona de programação, coffee breaks, camiseta e kit congressista. A programação conta ainda com 14 minicursos e visitas técnicas a oito instituições. Essas atividades possuem custo adicional e estão sujeitas a disponibilidade de vagas.

 

Érika Timo, aluna do quarto semestre de Engenharia Elétrica e coordenadora-estudantil da comissão organizadora da Semana, conta como se deu a escolha das atividades que integram o evento. “Tentamos abranger ao máximo todas as engenharias da Faculdade de Tecnologia. Muitos minicursos trazem conhecimentos que são necessários às engenharias, mas que nem sempre são abordados ou aprofundados dentro da sala de aula – como os do software MatLab”, detalha.

 

A estudante do quinto semestre de Engenharia Elétrica Juliana Rocha aprovou a iniciativa. “Já fiz matérias que precisaram usar o MatLab e eu não dominava a ferramenta. O curso vai me ajudar a conhecê-la melhor para usar daqui para frente”, acredita a universitária, que se inscreveu no minicurso e pretende participar de outras atividades da SENE.

 

COMEMORAÇÃO – A Semana da Engenharia Elétrica também marca datas importantes para a Faculdade de Tecnologia. Duas cerimônias de comemoração estão marcadas para as 9h. A primeira acontece na terça-feira (24), em homenagem aos 20 anos de curso de Engenharia de Redes. Já na quarta-feira (25) é a vez do curso de Engenharia Mecatrônica, que também completa duas décadas. Outra grande celebração está marcada para as 18h da quarta-feira (25): a cerimônia de 50 anos do Departamento de Engenharia Elétrica. As três solenidades serão realizadas no auditório da FT e são abertas à comunidade, sem necessidade de inscrição.

 

“Teremos a participação de professores que foram importantes na construção da história do Departamento e também de ex-alunos que se formaram em diferentes cursos da Faculdade. Esses convidados vão compartilhar com os estudantes um pouco de suas trajetórias e do impacto de terem passado por aqui”, conta Daniel Guerreiro, professor do Departamento de Engenharia Elétrica e coordenador-docente da comissão organizadora da SENE.

 

Entre os convidados para a mesa-redonda da cerimônia de jubileu da Engenharia Elétrica está o professor aposentado Antônio Ribeiro dos Santos, que fez parte da primeira turma de formandos da Engenharia Elétrica, em 1969, e dois anos depois tornou-se docente da Faculdade.

 

"Com a expansão do setor de telecomunicações no Brasil, o departamento percebeu a necessidade de capacitar os estudantes para essa atuação. Eu havia me especializado no exterior e trabalhava na área, então fui convidado para elaborar um curso de telefonia", relembra o engenheiro sobre o ano de 1971. “Era para ficar alguns semestres dando o curso e acabei ficando 43 anos”, fala com alegria o professor, cuja história pessoal se mistura com a história do Departamento.

 

Diretor da Faculdade de Tecnologia, o professor Antonio César Pinho Brasil Junior explica que o Departamento de Engenharia Elétrica deu origem à Faculdade e foi responsável pelo primeiro curso de pós-graduação da unidade. Orgulhoso dos 50 anos de história, o docente relembra que ocupantes de cargos estratégicos em instituições públicas e privadas do país tiveram parte de sua formação na Faculdade, como os ex-reitor e vice-reitor da UnB, Ivan Camargo e Sérgio Barroso.

 

“Esse é um momento de união em torno de uma história exitosa e com grandes desafios para o futuro. Queremos fazer uma grande confraternização, que marque essa data de forma solene”, diz Brasil, convidando a comunidade acadêmica para a comemoração.

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.