HOMENAGEM

Desde 1975, pesquisadora da UnB atua nas áreas de Matemática e Estatística

Discurso de Chang Dorea foi marcado por lembranças e agradecimentos. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

 

Entre familiares, ex-alunos, professores e funcionários do Instituto de Ciências Exatas (IE), a professora aposentada Chang Chung Yu Dorea recebeu o título de professora emérita da Universidade de Brasília. A solenidade aconteceu nesta quinta-feira (8), no auditório da Reitoria do campus Darcy Ribeiro. Presidida pela reitora Márcia Abrahão, a cerimônia contou com a presença do diretor e do vice-diretor do IE, Gladston Luiz da Silva e Rui Seimetz, respectivamente. 

 

A reitora declarou respeito pela professora Chang, destacando sua contribuição para o ensino e a pesquisa do país. “Ela é, sem dúvida, um exemplo de liderança e dedicação acadêmica. Ter em nosso quadro docente uma professora deste gabarito reafirma o compromisso de elevar a qualidade de nossa Universidade”, elogiou Márcia, que também ressaltou a importância deste título para o Departamento de Matemática (MAT), "um dos departamentos pilares da Universidade, cujo programa de pós-graduação é reconhecido internacionalmente". 

 

Primeira orientada de Chang no doutorado, a docente Cátia Regina Gonçalves atua hoje na mesma área que a homenageada. Cátia fez a leitura do currículo e também deu um depoimento sobre o tempo que passou ao lado da mais nova emérita da UnB. "Pude testemunhar que a marca de sua atuação sempre foi a modéstia, a generosidade profissional e sua incansável determinação e disposição para o trabalho", relatou. 

 

Ao longo de sua carreira, Chang Dorea orientou 17 teses de doutorado, 16 dissertações de mestrado, supervisionou cinco estágios de pós-doutorado e atualmente, como pesquisadora aposentada associada, orienta cinco alunos de doutorado. A professora recebeu uma homenagem de seus ex-alunos e considera o título uma grande conquista. “É a coroação e o reconhecimento do trabalho que desenvolvo na UnB”, disse emocionada.

Familiares da homenageada Chang Dorea participaram da solenidade. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

  

TRAJETÓRIA — Graduada em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo, em 1968, Chang cursou a pós-graduação fora do país, nas universidades norte-americanas de Massachusetts e Iowa State.

 

A docente lecionou na UnB desde 1975, somando mais de 40 anos dedicados à graduação e à pós-graduação. Antes de se aposentar, ela atuou no Departamento de Matemática, na área de Probabilidade. Atualmente, a professora orienta alunos de mestrado e doutorado, bem como realiza pesquisas em Matemática, Estatística e Engenharias.

 

Chinesa de nascimento e brasileira por afinidade, Chang Dorea confessou todo amor ao país, onde vive desde 1950. “Amo o Brasil e a UnB. Esta terra é maravilhosa! Acolheu a mim, e toda minha família”, agradeceu.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.