MEMÓRIA

Amigos, colegas e familiares se despedem do professor, pioneiro da Faculdade de Medicina. Enterro será nesta terça (27) no Cemitério Campo da Esperança

Paulo Tavares recebeu o título de Professor Emérito da Universidade de Brasília em 1998. Foto: Arquivo pessoal

Morreu na manhã desta segunda-feira (26), aos 90 anos, o professor emérito da Universidade de Brasília Paulo Tavares. Docente aposentado da Faculdade de Medicina (FM) e pneumologista do Hospital Universitário de Brasília (HUB), Paulo foi vítima de complicações de insuficiência cardíaca.

Natural da cidade do Rio de Janeiro (RJ), Paulo Tavares foi um dos responsáveis pela estruturação da Faculdade de Medicina na UnB, ainda na década de 1960. Ele também ajudou a implantar a disciplina de Pneumologia no curso. Em 1998, foi agraciado com o título de Professor Emérito.

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1953, o docente especializou-se em Fisiopatologia Respiratória pela mesma instituição e pela Universidade de Lorraine, na França. Em 1992, concluiu o doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica), na UFRJ.

A Faculdade de Medicina prestou homenagens ao professor. “Foi uma história longa e muito inspiradora. Ele foi um dos primeiros professores da FM e contribuiu imensamente para o crescimento e fortalecimento do ensino e pesquisa em nossa instituição”, destaca a nota divulgada pela direção da Faculdade.

Diretor da unidade, o professor Gustavo Romero destaca o papel de Paulo como formador de excelência. “Uma figura ímpar no Distrito Federal. Foi mestre e grande orientador durante décadas dos principais pneumologistas que se formaram na UnB”, lembra.

Como ex-aluna, colega de trabalho e amiga, a docente Verônica Amado conta que Paulo Tavares influenciou inclusive em sua escolha pela área da pneumologia. “Ele teve uma participação profissional e também pessoal, pois me orientou para conceitos humanos e dedicação à pesquisa”, revela.

Com uma carreira marcada pelo reconhecimento internacional, Paulo inovou na área de circulação pulmonar. Foi um dos pioneiros a estudar o sono no Brasil, tendo se dedicado ao ensino e pesquisa da temática nos últimos anos de sua atuação acadêmica e profissional.

DESPEDIDA – O velório acontece na tarde desta segunda-feira na capela do HUB (SGAN 605, Av. L2 Norte - Unidade 2), com culto às 21h. O enterro será nesta terça-feira (27), às 11h, no Cemitério Campo da Esperança, na 916 Sul. As flores podem ser encaminhadas diretamente para o cemitério, sepultura nº 614-2.