HOMENAGEM

Em solenidade de outorga do título, técnico administrativo foi reconhecido pelos 41 anos de serviço junto ao Decanato de Administração

Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB
Ao lado da esposa Morgana e dos filhos Isabela e Daniel, o servidor Geraldo exibe o título de Mérito Universitário. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

Alfândega, dotação orçamentária e contrato de câmbio são termos comuns na papelada que José Geraldo Ribeiro da Silva, técnico administrativo recém-aposentado da Universidade de Brasília, costumou encarar por anos. À primeira vista, é um vocabulário sem afinidade com o dos pesquisadores do Laboratório de Farmacognosia da Faculdade de Ciências da Saúde (FS), mas, aos poucos, os cientistas passam a entender bem o assunto dominado por José, carinhosamente apelidado de “santo senhor Geraldo”.

 

A explicação para o fato é simples. A pesquisa realizada naquele laboratório e em tantos outros da UnB depende da importação de equipamentos. Lidar com o trâmite administrativo para tornar esse material disponível aos pesquisadores seria impossível sem o trabalho da área gerenciada há até pouco tempo por José Geraldo, a Diretoria de Importação e Exportação (Dimex) do Decanato de Administração (DAF). A Diretoria atende toda a Universidade em compras internacionais, gerenciando processos detalhistas e rigorosos que visam o adequado manuseio do dinheiro público.

 

Servidor vinculado ao DAF por 41 anos, Geraldo tornou-se querido pelos colegas do setor, por estudantes e docentes em razão da dedicação e da qualidade com que sempre realizou seu trabalho. Em reconhecimento à sua trajetória, foi agraciado com o Mérito Universitário na última sexta-feira (28), em solenidade realizada no auditório da Reitoria.

 

“Conhecido em nosso laboratório como santo senhor Geraldo, ele tem sido um de nossos principais parceiros. Geraldo nos mostrou, ao longo desses anos de convivência, a revolução que é trabalhar com coragem e paixão. Seu compromisso institucional lhe confere esse título hoje”, compartilhou a coordenadora do Laboratório de Farmacognosia da FS, Laila Salmen Espindola, convidada para proferir discurso de homenagem ao servidor.

 

“Quando o senhor chegou, a UnB tinha apenas 16 anos. A 'era Geraldo' ajudou a construir essa instituição. Para imortalizar sua herança, vamos inaugurar dentro do Laboratório de Farmacognosia um novo laboratório, chamado José Geraldo Ribeiro da Silva. Leve nossa eterna gratidão e reconhecimento por seu patriotismo inspirador”, acrescentou a docente durante a solenidade.

 

Emocionada, a professora Élida Campos, do Instituto de Ciências Biológicas (IB), completou a homenagem com a entrega de uma insígnia ao servidor. “Esse presente expressa o carinho dos pesquisadores do IB. O senhor nos fará muita falta”, disse a docente, representando a unidade que apresentou ao Conselho Universitário (Consuni) a proposta de homenagem ao servidor.

 

As qualidades de José Geraldo foram reforçadas pela decana de Administração, Maria Lucilia dos Santos. "Conheci o Geraldo há 30 anos, ainda na condição de estudante de pós-graduação. Ele sempre me tratou tão bem quanto tratava o professor que me orientava à época. Sou testemunho de seus atributos e de seu empenho neste setor que tem importância estratégica para a missão da Universidade", expressou a decana.

 

Antes de outorgar o título ao servidor, a reitora Márcia Abrahão contou que faz parte da lista de docentes já atendidos por Geraldo. "Enquanto pesquisadora na Geologia, aconteceu de meu projeto não ter verba suficiente para compra do equipamento. O Geraldo, servidor exemplar, nos auxiliou a viabilizar a compra”, disse a gestora, em referência ao esforço do técnico, que acompanhava a cotação do dólar para aproveitar oportunidades de baixa da moeda.

 

"Sempre dedicado, prestativo e consciente do papel da Universidade, Geraldo é um servidor que nos ajuda a mostrar para a sociedade a importância do trabalho que fazemos aqui", completou a reitora. O título de Mérito Universitário é atribuído a membro da comunidade que tenha se distinguido por relevantes serviços prestados à Universidade.

Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB
A decana Maria Lucilia e a reitora Márcia Abrahão testemunharam sobre o empenho com o qual Geraldo sempre trabalhou. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

BIOGRAFIA – Nascido em Paraopeba, Minas Gerais, José Geraldo Ribeiro da Silva veio para Brasília com os pais, em 1969, em busca de melhores condições de vida. Seu primeiro emprego formal foi como servidor do Governo do Distrito Federal (GDF) por quatro anos e meio.

 

Na UnB, seu vínculo começou em 1978, por meio de concurso público para escriturário. Em 1987, graduou-se em Ciências Econômicas e, no mesmo ano, foi aprovado como economista em novo concurso público na instituição. Em 2013, o servidor conclui o mestrado profissional em Economia pela UnB. Sua trajetória na Universidade sempre esteve atrelada ao DAF, onde também exerceu funções de chefia e coordenação. Nos últimos 25 anos, chefiou o setor de compras internacionais, até maio quando se aposentou.

 

Além das conquistas profissionais, a UnB também faz parte da história familiar de Geraldo. Foi na instituição que ele conheceu a esposa, Morgana Ribeiro. Ela também é servidora da UnB, no momento lotada no Instituto de Letras. “Estou emocionada pelo reconhecimento ao trabalho do Geraldo. Todos esses 41 anos foram de dedicação praticamente exclusiva, inclusive com demandas aos finais de semana. Ele sempre trabalhou com paixão”, contou.

 

Emocionado por receber o título, Geraldo confessou que “a distinção foi uma maravilhosa e inesperada surpresa". "Recebo-a como um presente de uma vida profissional quase que inteiramente dedicada à UnB. Durante esses 40 anos, sempre trabalhei com muito prazer."

 

Ele destacou o vínculo que possui com a UnB. "Aqui conheci professores dedicados ao ensino e à pesquisa, e muitos deles conheci quando ainda eram estudantes de graduação. Também fiz vários colegas, que fazem um excelente trabalho, e sem os quais eu não estaria recebendo esse título hoje”, agradeceu Geraldo.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.