HOMENAGEM

Docente da UnB há 45 anos, educador físico teve trajetória marcada por grandes feitos na instituição

Diretor da FEF, Fernando Mascarenhas, reitora Márcia Abrahão, emérito Iran Junqueira e vice-diretor da FEF, Ricardo Lima, na mesa da solenidade. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

Com auditório lotado por familiares, amigos, colegas e estudantes, a cerimônia de solenidade de entrega do título de Professor Emérito a Iran Junqueira de Castro, da Faculdade de Educação Física (FEF), foi marcada por emoção. Docente na UnB desde 1974, Iran é dono de uma história profissional que se funde com a história da Universidade.

Desempenhando atividades de docência e de gestão, Iran esteve à frente do processo de transformação do Departamento de Educação Física em Faculdade de Educação Física, nos anos 1990. Ele foi diretor da FEF por uma década. Participou da criação da pós-graduação da FEF e também protagonizou o lançamento do curso de licenciatura em Educação Física da UnB na modalidade a distância, dentro da proposta da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em 2007. Também foi diretor de Ensino de Graduação a Distância do Decanato de Ensino de Graduação (DEG) de 2014 a 2016.

“A gestão do Iran no departamento de Educação Física representou um dos saltos mais qualitativos que a Universidade vivenciou ao longo de sua história. Nesse período, a faculdade passou por saltos na competência técnica e formativa”, salientou o atual diretor da FEF, Fernando Mascarenhas. “Na FEF, Iran foi o primeiro professor doutor e o primeiro professor emérito”, ressaltou. Mascarenhas compôs a mesa da solenidade junto com a reitora Márcia Abrahão e com o vice-diretor da FEF, Ricardo Lima.

Iran exibe à plateia o diploma de emérito. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

Durante a solenidade, foi exibido um vídeo enviado pela jogadora de vôlei profissional Tifanny Abreu em que agradecia o trabalho realizado por Junqueira.

Ao conceder o título a Iran, a reitora Márcia Abrahão comentou que também se sentia honrada por estar presente na cerimônia. “O trabalho desenvolvido pelo professor mostra a capacidade e habilidade da faculdade e do esporte em transformar a vida das pessoas”, disse.

PRÁTICA E ACADEMIA – Colega de Iran, o professor Alcir Braga Sanches apresentou a trajetória profissional do homenageado na cerimônia. Braga rememorou momentos da vida de Iran, um entre sete filhos de um casal de docentes: o pai professor de educação física e a mãe pedagoga, professora da educação básica. Iran e quatro dos seus irmãos seguiram a carreira do pai e mais quatro netos rumaram pelo mesmo caminho profissional.

“Temos aqui no auditório, a história da educação física do Distrito Federal”, destacou Alcir, em referência à relevância de muitos dos presentes para o campo da educação esportiva. Como os professores Pedro Rodrigues (um dos primeiros técnicos de basquete em Brasília) e Lino Castellani, descrito como “referência intelectual no Brasil sobre educação física”. Também esteve presente o atleta Milton Setrini Júnior, conhecido como Carioquinha, atual colega de Iran na seleção brasileira de basquete master.

Alcir destacou que Iran foi o criador da Associação Atlética da UnB. E, como docente, estimulou o modelo tecnicista da cultura do movimento e a importância da elevação da cultura do esporte. “É um professor preocupado com a dimensão acadêmica da educação física”, reforçou. De acordo com Alcir, o mestrado repercutiu na atuação docência de Iran: “as aulas, antes com grande foco na práticas, passaram a incluir dimensão sobre desenvolvimento de habilidades na educação de educação física”, descreveu. Movido por uma “série de questões não respondidas no campo da ciência da educação do esporte”, o emérito aprofundou-se ainda no doutorado e pós-doutorado.

“Educação física, esporte, lazer e gestão de atividades esportivas são temas emergentes no esporte. Há milhares de questões não respondidas e não investigadas, como é o caso da jogadora Tiffany, atleta transsexual de vôlei que recebe, ora não, ora sim, apoio da comunidade acadêmica”, comentou Iran em sua fala de agradecimento.

Auditório estava repleto de admiradores do professor Iran Junqueira. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

“A Universidade de Brasília – e os seres humanos que se dedicam inteiramente a ela – é um centro de excelência de ensino, pesquisa e extensão. Li no Manual do Calouro, algo que descreve bem meu pensamento: Ah UnB, sua linda! Me orgulha você”, disse o emérito.

A cerimônia ocorreu nesta terça-feira (9), no auditório da Reitoria. Integraram a comitiva de recepção ao homenageado os professores Jake Carvalho do Carmo (ex-aluno da FEF e atual docente da faculdade), Osmar Rhiel (com quem Iran conviveu por mais de 40 anos), Américo Pierangeli Costa (quem sugeriu o nome de Iran como emérito) e Ivana Junqueira de Castro (irmã de Iran, professora de educação física); Ana Carolina Peixoto de Castro (a filha mais velha de Iran); e Antônio Cesar Coimbra de Castro (primo do homenageado).