RECONHECIMENTO

Oito professores e seis técnicos-administrativos receberam placa comemorativa

Foto: Isa Lima/UnB Agência

A Universidade de Brasília homenageou, nesta terça-feira (25), os servidores que atuam há 25 anos na instituição. O evento Prata da Casa ocorreu no auditório do Centro de Excelência em Turismo (CET). Receberam o reconhecimento seis técnico-administrativos e oito professores de 11 diferentes unidades da UnB, que ingressaram entre 1º de abril de 1988 e 31 de março de 1989.

Cada um dos homenageados ganhou uma placa comemorativa em alusão à dedicação de um quarto de século à UnB. Os prêmios foram entregues pelo reitor Ivan Camargo, pela vice-reitora Sonia Báo e pela decana de Gestão de Pessoas da universidade, Gardênia Abbad.

A professora do Instituto de Letras (IL) Sara Almarza foi uma das primeiras homenageadas a chegar para o evento. Sentou-se na primeira fila e trouxe consigo uma equipe de apoiadores. “Sinto orgulho de ensinar por todos esses anos, e continuar formando a juventude. Para mim é uma realização muito grande”, afirma.

Nascida no Chile, Sara deixou o país durante o regime ditatorial. Estudou na Bélgica e nos Estados Unidos, trabalhou no México e, de volta ao Chile, conheceu o brasileiro com quem a veio se casar. Nielsen de Paula Pires, também professor da UnB, trouxe Sara para o Brasil. “Fiz concurso público, passei por toda hierarquia profissional e há cinco anos sou professora titular”, o mais alto grau da carreira de docente na instituição.

“Vinte e cinco anos marca um período de permanência em um projeto de vida, um projeto pessoal. Sou feliz por ter completado 25 anos, há três anos, e estou feliz por estar comemorando com minha esposa 25 anos na UnB”, aponta Nielsen Pires, que há dois anos está afastado da UnB para exercer o cargo de vice-reitor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

Vigilante da instituição desde os 24 anos, Gerson Ricardo Cirolini recebeu a homenagem com os olhos marejados. “Dediquei grande parte de minha vida à UnB”, diz. “Valeu e ainda vale a pena, pois a recompensa é do tamanho, senão maior, que a dedicação”, avalia.

A edição 2014 do evento Prata da Casa teve um pequeno número de homenageados se comparado aos anos anteriores, que apresentaram 83 premiados em 2013, 107 em 2012 e 68 em 2011. O reitor da UnB destacou a diferença. “Estamos em uma turma muito pequena. Isso quer dizer que 25 anos atrás a universidade passava por uma fase difícil e as contratações ocorriam em conta gotas”, apontou.

Foto: Isa Lima/UnB Agência

REITOR É PRESTIGIADO – O reitor da UnB recebeu uma homenagem prévia a seu reconhecimento como Prata da Casa. A vice-reitora Sônia Báo e a decana de Gestão de Pessoas Gardênia Abbad entregaram um arranjo de flores a Ivan Camargo em celebração ao tempo em que atua na UnB.

Ivan Camargo foi professor visitante e substituto do Departamento de Engenharia Elétrica no período de 1989 a 1991, quando ingressou na instituição efetivamente, após passar em concurso público. “Os homenageados são definidos a partir da consulta ao Siape [Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos], que conta o tempo de carreira dos servidores. Por este motivo, o reitor será homenageado somente daqui a dois anos”, explica a diretora de capacitação, desenvolvimento e educação do DGP Josivânia Farias.

Foto: Isa Lima/UnB Agência

APRESENTAÇÃO MUSICAL – Quatro violões de seis e sete cordas, cavaquinho, violino, pandeiro e clarinete construíram o ritmo do choro, que invadiu o Centro de Excelência em Turismo durante o evento Prata da Casa. Os instrumentos, tocados por estudantes da disciplina Prática de Conjunto da UnB, harmonizaram a homenagem, que fluiu aconchegante como o gênero musical.

A frente do grupo de choro, Ricardo Freire, professor da disciplina no curso de Música, selecionou um repertório cheio de clássicos, como Tico-Tico no Fubá, de Zequinha de Abreu, Flor Amorosa, de Joaquim Calado, e Ingênuo, de Pixinguinha e Benedito Lacerda.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.