MÉRITO

Ennio Marques Palmeira é agraciado pelas importantes pesquisas desenvolvidas na área de Geotecnia

Foto: Isa Lima/UnB Agência

 

Professor na Faculdade de Tecnologia da UnB, Ennio Marques Palmeira foi agraciado com o Prêmio Terzaghi pelo Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (COBRAMSEG). O reconhecimento ao pesquisador veio pelo desempenho da carreira profissional e pelo conjunto de trabalhos publicados sobre utilização de geossintéticos na Engenharia.

 

“Fico honrado de estar junto de profissionais que já receberam o prêmio, de ser um deles. É um motivo de orgulho, é uma honraria importante na área”, afirma o docente.

 

Sócio há 35 anos da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), instituição que organiza o evento, Palmeira destaca que, graças aos avanços das pesquisas realizadas no país, houve resultados como a disseminação e o aumento da utilização de novos materiais de engenharia (geossintéticos) em obras geotécnicas e de proteção ambiental, elaboração de normas técnicas para utilização de materiais para o setor e aumento do número de empresas e profissionais atuando na área.

 

“As pesquisas fortaleceram a empregabilidade em Engenharia, sendo um fomento para as empresas que fabricam materiais geossintéticos”, explica.

 

Os geossintéticos são produtos industrializados que contêm pelo menos um dos componentes fabricados com polímero sintético ou natural, o que permite ao fabricante a versatilidade na produção de novos produtos com propriedades específicas, de acordo com a necessidade de cada projeto.

 

É uma das tecnologias mais avançadas mundialmente, podendo ser aplicado praticamente a qualquer obra em engenharia geotécnica e de proteção ambiental.

 

Ennio já recebeu mais de 39 prêmios e homenagens no país e no exterior. Atuante pleno na universidade, o professor já orientou mais de 60 trabalhos pelo Programa de Pós-Graduação em Geotecnia. E contabiliza mais de 300 trabalhos técnicos publicados em revistas e eventos científicos nacionais e internacionais.

 

Desses trabalhos, dois artigos foram eleitos como melhor do ano em 2009 e 2010 pela conceituada revista britânica Geotextiles and Geomembranes. Artigos publicados na revista Geosynthetics International foram também premiados.

 

Em 2012, recebeu pela International Geosynthetics Society (IGS) o título de Membro Honorário da entidade pelas contribuições científicas e disseminação dos geossintéticos na América Latina. Apenas outros cinco profissionais no mundo detêm o certificado fornecido.

 

Palmeira é também membro titular da Academia Brasileira de Ciências e recebeu a comenda de Mérito Científico da Presidência da República do Brasil, na classe de Comendador.

 

TERZAGHI - O tradicional prêmio é realizado em memória a Karl Von Terzaghi (1883 - 1963), considerado o pai da mecânica dos solos e principal nome da geotecnia mundial.

 

Considerado o evento mais importante para a comunidade geotécnica brasileira, o Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (COBRAMSEG) reúne apresentação e discussão dos desafios e avanços técnicos dos profissionais na área. Bianualmente, a ABMS fornece premiações ao melhor trabalho ou ao melhor conjunto de trabalhos divulgados à sociedade.

 

Neste ano, o tema do evento foi “Infraestrutura de um Futuro Sustentável” e contou com mais de mil participantes. O evento aconteceu em Goiânia (GO), de 9 a 13 de setembro.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.