PÓS-GRADUAÇÃO

Interessados devem registrar seus trabalhos para concorrer à honraria que reconhece produção acadêmica de notória relevância

Ainda dá tempo de concorrer à nova edição do Prêmio UnB de Dissertação e Tese. O prazo de inscrição, aberto no último dia 12, será encerrado nesta sexta-feira (23). Os interessados devem procurar a secretaria do próprio programa de pós-graduação, onde é feita essa primeira etapa do processo. A iniciativa é uma proposta do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação (DPP) para reconhecer e divulgar a produção acadêmica de distinta relevância da Universidade. Na cerimônia de premiação da primeira edição, realizada no último mês de agosto, foram agraciados 61 trabalhos.

Para participar, as pesquisas precisam ter sido defendidas na UnB em 2015. A regra é válida mesmo para casos de cotutela ou outras formas de dupla diplomação. Também é necessário que a publicação esteja disponível na Plataforma Sucupira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Todos os critérios da seleção estão previstos em edital.

Decano, professores eméritos e agraciados na primeira cerimônia de entrega do prêmio. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

COMO FUNCIONA – A homenagem é constituída por duas categorias: o Prêmio UnB de Dissertação e Tese e o Grande Prêmio UnB de Tese. São congratuladas com o primeiro uma dissertação e uma tese de cada programa de pós-graduação nas áreas de conhecimento reconhecidas pela Capes: Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias e Florestais; Engenharias; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Linguística, Letras e Artes; e Multidisciplinar.

Cada programa de mestrado e doutorado institui sua própria comissão de avaliação, que faz a seleção das pesquisas a serem agraciadas. Vale ressaltar que há possibilidade de mais de uma dissertação ou tese serem contempladas em cada área do conhecimento, já que a escolha é feita pelo programa de pós-graduação e uma mesma área pode ter vários programas inscritos.

As teses ganhadoras na primeira categoria concorrem automaticamente ao Grande Prêmio UnB de Tese, composto por três certificações que levam os nomes de professores eméritos: o Grande Prêmio UnB de Tese Iris Ferrari em Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias e Florestais; o Grande Prêmio UnB de Tese Said Najati Sidki em Engenharias, Ciências Exatas e da Terra; e o Grande Prêmio UnB de Tese João Claudio Todorov em Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Sociais Aplicadas e Multidisciplinar.

A escolha do ganhador do Grande Prêmio é feita por uma comissão de premiação formada por, no mínimo, três membros, aprovados pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade. É vedada a participação de docentes orientadores e coorientadores dos concorrentes.

O decano de Pesquisa e Pós-Graduação, Jaime Santana, faz um balanço positivo da primeira edição e acredita que a adesão seja ainda maior daqui para frente. “Mais da metade dos programas de pós-graduação participaram da primeira edição do prêmio. Esperamos que mais trabalhos sejam inscritos agora. Essa é uma forma de dar visibilidade e comunicar à sociedade o que está sendo produzido na instituição por seus alunos e professores. À medida que os programas se mobilizam, ganhamos condições de, posteriormente, concorrer a outras premiações importantes, como a da Capes”, enfatiza o decano.