RECONHECIMENTO

Produções conquistaram primeiro lugar nas categorias filme de animação, ensaio fotográfico artístico e filme de não ficção/documentário

Maiara Martins, Gleydson Lima e Ana Carolina Resende. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Os alunos Gleydson Lima e Maiara Martins, de Publicidade e Propaganda, e Ana Carolina Resende, de Audiovisual, receberam prêmios na última edição da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação Nacional (Expocom) pelos seus projetos inscritos. Os trabalhos venceram as categorias: filme de animação, ensaio fotográfico artístico e filme de não ficção/documentário.

Gleydson Lima representou a turma do primeiro semestre de 2015 da disciplina Laboratório de Publicidade e Propaganda, ministrada na Faculdade de Comunicação da UnB. O ensaio fotográfico premiado Deusxs – mito do gênero se encaixa no tema O avesso da Publicidade, definido pelos alunos e pelo professor da disciplina, Wagner Rizzo.

As produções ressignificam o gênero de 12 deuses gregos, com 12 fotos que colocam mulheres trans, gordas, negras, homens muito magros e mais femininos em posições de deuses da mitologia. “Foi um trabalho muito bem feito e a gente se orgulha e acredita muito nele”, conta Gleydson Lima.

Afrodite ressignificada. Foto: Turma 1/2015 Laboratório de Publicidade e Propaganda

O projeto vencedor da categoria Filme de animação também foi fruto da disciplina Laboratório de Publicidade e Propaganda. A turma do segundo semestre de 2015 elaborou o vídeo Lúcia, em formato stop motion* para se enquadrar no conceito Das coisas Nascem Coisas, escolhido pela turma e pelos professores Wagner Rizzo e Selma Oliveira.

Na premiação, quem representou a turma foi a estudante Maiara Martins, que explica que a ideia era sair do lugar-comum da publicidade. “O conceito veio como uma provocação aos alunos para desconstruir o pensamento que já tinham e criar novas possibilidade, tudo estava aberto à transformação”.

A aluna conta que a turma delimitou ainda mais o conceito. “Juntando o lúdico ao apolíneo, fechamos nosso tema em circo de horrores. Dividimos em três grupos e iniciamos os trabalhos. Sempre com muita experimentação e refazendo para que ficasse o melhor possível".

Premiada pelo seu documentário Por uma escola dos sonhos, a estudante Ana Carolina Resende explica que o projeto tem o objetivo de divulgar formas educacionais alternativas e, para isso, ela trabalhou com depoimentos de professores especializados na área. A aluna conta que escolheu o tema por afinidade. “Tenho grande interesse na área da educação, buscando sempre estudar um pouco mais sobre a educação libertadora e a autonomia do educando. Sou formada em Pedagogia desde 2013".

Por uma escola dos sonhos foi o trabalho de conclusão de curso da estudante, elaborado ao longo do ano passado. “A pesquisa começou em abril e as gravações ocorreram nos meses de setembro e outubro”, explica Ana Carolina. Segundo ela, a intenção é que seu documentário possa ajudar a mudar a mentalidades de alunos e professores em relação às formas de ensino em escolas e universidades.

EXPOCOM – A Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação Nacional é organizada pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Premia trabalhos realizados sob orientação e/ou supervisão de docentes, dentro do espaço acadêmico e no âmbito de disciplinas do currículo da graduação em Comunicação. Para concorrer na Expocom Nacional, os projetos foram premiados anteriormente, na Expocom Centro-Oeste.

*Stop Motion é uma técnica de animação, feita com recursos de uma máquina fotográfica ou de um computador, que utiliza modelos reais em diversos materiais que são movimentados e fotografados quadro a quadro e depois montados em sequência criando a impressão de movimento.