ENSINO

Objetivo é divulgar trabalhos e promover trocas entre estudantes, professores, profissionais e gestores que desenvolvam pesquisas em áreas comuns

Começa nesta quarta-feira (19) a I Feira de Ciências e Mostra Científica da UnB, com o tema Entendimento Global: Avanços e Desafios. O evento, que será no auditório da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), tem como objetivo contribuir para a promoção e o intercâmbio de trabalhos técnico-científicos e produções culturais da educação básica.

O professor Kléber Silva, coordenador do Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguística – organizador do evento –, conta que a feira pretende diminuir as fronteiras entre o Ensino Básico e a universidade. “Geralmente, a academia apresenta as políticas para a escola, e não o contrário. Esperamos contar principalmente com a presença de alunos e professores da escola básica para transformar o monólogo em diálogo”, defende. “Colocaremos professores universitários e do Ensino Básico para discutir um assunto que é de interesse de todos e mostraremos que não há essa verticalização”, finaliza.

Professores renomados da educação básica do Brasil e outros países darão palestras ao longo dos dois dias de evento. “Vivemos em um país muito diverso e é preciso demonstrar, por meio de ações como essa, as peculiaridades de cada local. É importante saber como as políticas impetradas pelo governo funcionam em cada lugar”, defende a palestrante do Instituto Federal do Tocantins, Elke Moraes, que irá abordar o ensino de inglês por meio de blogs.

Os organizadores da mostra selecionaram 150 trabalhos para concorrer à premiação que acontecerá ao final do segundo dia da Feira. Os três melhores de cada área de concentração receberão certificados e uma placa de menção honrosa. É possível inscrever trabalhos até a próxima terça-feira (18) na página de inscrições do evento. Os ouvintes podem se credenciar ao longo do evento.

A feira conta com financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF) e da Finatec.

A programação pode ser conferida aqui.