EXCELÊNCIA

Qualificação do corpo docente e comprometimento dos alunos se destacam na avaliação. De dez cursos avaliados no último ano, sete conquistaram nota 5

Foto: Isa Lima/UnB Agência

O curso noturno de Licenciatura em Letras Espanhol da UnB recebeu nota 5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC). É a primeira vez que a graduação é avaliada e a 7ª a obter nota máxima no Instituto de Letras (IL) – três alcançaram nota 4 – no último ano. No total, o IL possui 16 habilitações.

De acordo o diretor do IL, Enrique Huelva, a organização didático-pedagógica, a qualificação do corpo docente e a infraestrutura estão entre os critérios avaliados. “A nota 5 é gratificante e consolida o resultado global do instituto, já que os currículos se complementam com disciplinas optativas das diversas habilitações de Letras. É preciso continuar trabalhando para manter a qualidade dos cursos”, diz.

O maior desafio, segundo ele, é a atualização das práticas e dos espaços para possibilitar o acompanhamento dos novos conceitos no ensino de línguas. O professor explica que a aprendizagem, hoje, é mais interativa e menos baseada na repetição. “O estudante utiliza recursos, como filmes e chats, e tem maior contato com falantes nativos”, destaca.

Para atender essa nova realidade, o instituto prevê mudanças curriculares e a construção de oito laboratórios, entre eles, o de fonética e fonologia, o de prática de ensino e o de informática. Hoje, o IL possui dois laboratórios e o Núcleo de Recursos e Estudos Hispânicos (Nureh), criado e mantido com a ajuda do governo da Espanha.

Para a vice-diretora do IL, Rozana Naves, os estudantes são engajados, participam de intercâmbios e, na UnB, têm a oportunidade de entrar em contato com diferentes variedades do espanhol e com a literatura hispano-americana, além da espanhola, uma vez que o corpo docente é formado por professores de diversas nacionalidades. “Há professores espanhóis, mas também de Cuba, Chile, Argentina, Uruguai e Costa Rica”, especifica.

Criado em 1996, o curso dura quatro anos e oferece 30 vagas todos os semestres.