MODERNIZAÇÃO

Trâmite costumava gerar filas no setor de protocolo da Universidade. Agora, as solicitações podem ser feitas pelo Matrícula Web. Período de solicitação de diplomas de graduação já está aberto

Ao solicitar o diploma, o estudante está um passo mais perto da formatura. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

Facilitar a vida do estudante. Esse é o objetivo da inovação processual que, a partir deste semestre, modernizou a solicitação de diplomas na Universidade de Brasília. A novidade está disponível aos prováveis formandos de cursos de graduação a partir desta segunda-feira (3), pelo sistema Matrícula Web.

O diretor do Arquivo Central (ACE), Rodrigo Nogueira, conta que as solicitações de diploma costumavam gerar filas na Coordenação de Protocolo (COP/ACE) em determinados períodos. “Um processo que era bem moroso agora pode ser feito pela online. Nosso objetivo é tornar o pedido mais fácil para o aluno e incluir o estudante na simplificação da gestão documental que temos feito a partir do SEI”, afirma. Para acadêmicos com dificuldades de acesso à internet, Nogueira garante que a possibilidade de pedir o diploma via Coordenação de Protocolo permanece.

COMO FUNCIONA – Após fazer login no Matrícula Web, o aluno visualiza à esquerda o Menu do Aluno. Nele, há a opção Solicitação de Diploma. Ao clicar nesse link, abre-se uma nova tela – mas apenas para o aluno na condição de provável formando. Ali, ele pode confirmar se suas informações pessoais estão corretas, utilizando para isso as opções sim ou não.

Caso clique em sim, o aluno recebe o aviso de que os dados foram confirmados. Se marcar não, será orientado a comparecer a um posto avançado da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) – local onde seu cadastro poderá ser atualizado mediante a apresentação de documentos pessoais.

Priorizando a agilidade, o pedido de diploma é gerado automaticamente a partir da resposta do usuário sobre as informações cadastrais, seja ela positiva ou negativa. Por isso é importante comparecer ao posto da SAA caso o cadastro precise ser atualizado. Isso evitará que as informações erradas constem no diploma. “Fizemos a opção de que o processo seja iniciado mesmo para estudantes que precisam fazer atualização cadastral. Isso é viável porque o aluno dispõe de um prazo flexível para atualizar e, enquanto isso, esse trâmite não fica parado”, esclarece Vladmir Carneiro Ferreira, analista de TI da SAA.

Juntamente com a verificação cadastral, o sistema também informará ao estudante se ele está em dívida quanto à entrega de cópia de documentos pessoais. Se houver débito, o provável formando deve procurar um posto da SAA para providenciar a quitação. Caso queira se certificar de que o pedido de diploma foi efetuado, o estudante pode acessar novamente o menu Solicitação de Diploma. Em caso positivo, será exibida uma tela com o número do processo – informação que permite ao interessado acompanhar o andamento da petição pelo próprio Matrícula Web ou pelo SEI.

É importante ressaltar que o menu Solicitação de Diploma fica visível para todos os universitários. Contudo, quem não estiver concluindo o curso receberá o aviso de que não está identificado como provável formando ao clicar na opção. Estudantes que sejam prováveis formandos e que, ainda assim, visualizarem essa mensagem, devem procurar um posto avançado da SAA para solicitar a inclusão.

O período para entrega de cópia de documentos nos postos avançados do SAA vai até 23 de junho. Arte: Marcelo Jatobá/Secom UnB

DEMAIS PROVIDÊNCIAS – Para obter o canudo, o estudante deve se atentar a mais duas exigências: a entrega do Formulário de Nada Consta e a inscrição na Cerimônia de Colação de Grau. Essas etapas são feitas presencialmente. O nada consta deve ser entregue na Subsecretaria de Comunicação Administrativa (SCA), localizada no subsolo do prédio da Reitoria. Já a inscrição na Colação de Grau é feita na Coordenação do Cerimonial (CERI), no segundo andar do prédio da Reitoria.

O Formulário de Nada Consta deve estar preenchido e carimbado pelos órgãos mencionados no documento. Essa declaração atesta que o estudante não está em débito com a Biblioteca Central (BCE), com a secretaria do curso – quanto à entrega de Monografia Digital – e com laboratórios e órgãos que emprestem equipamentos (apenas para graduações que possuem essa especificidade). “Após pegar a assinatura da BCE ou de outra unidade para o nada consta, o estudante não pode mais utilizar o respectivo serviço”, adverte o servidor Vladmir Ferreira.

De acordo com a coordenadora da CERI, Harianna Lacerda, a unidade está empenhada, juntamente com o Centro de Informática (CPD) da UnB, para que a partir do próximo semestre a inscrição para colar grau também seja feita online. Enquanto a melhoria não for implementada, os estudantes devem estar atentos aos prazos. O período de inscrição na Cerimônia de Colação de Grau, bem como o Calendário das Colações de Grau do 1º/2017, serão divulgados pela Coordenação do Cerimonial. Já o formulário de nada consta pode ser entregue até 23 de junho.

UnBDIGITAL – A mudança no processo de pedido de diploma foi executada pelo CPD. A melhoria faz parte do Projeto UnBDigital, que tem como objetivo modernizar processos e aumentar a eficiência das rotinas produtivas na Universidade. “Estamos conseguindo responder tecnologicamente às demandas de alunos e de setores da UnB. Com a implantação de um campo para o aluno confirmar sua participação na cerimônia de colação de grau, teremos mais uma facilidade no processo”, comemora o analista de TI e coordenador da Gerência de Informações Acadêmicas do CPD, Felipe dos Santos.

SERVIÇO – Dúvidas quanto à Cerimônia de Colação de Grau podem ser esclarecidas pela CERI nos telefones 3107 0694/0691. Outras dúvidas podem ser sanadas pela SAA nos telefones 3107 0358/0225.