INGRESSO

Alunos aprovados na terceira etapa do exame poderão ingressar também no meio do ano. Medida visa fortalecer o Programa de Avaliação Seriada

Foto: Júlio Minasi/UnB Agência

 

A partir de 2017, a Universidade de Brasília (UnB) oferecerá aos alunos que participarem da terceira etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS) a oportunidade de ingressarem em seus cursos também no segundo semestre letivo, como uma espécie de segunda chamada do PAS.

 

Com isso, dobrará o número de vagas disponíveis para o exame – e reduzirá à metade a oferta hoje realizada pelo vestibular tradicional do meio do ano.

 

Para o decano de Ensino de Graduação, Mauro Rabelo, a medida fortalece o programa. "Imagine um curso no qual ofertamos hoje 30 vagas no primeiro semestre. No segundo semestre, a UnB ofertará mais 30 vagas. Então, nesse caso, classificaremos no PAS os 60 candidatos com os melhores desempenhos: os 30 primeiros ingressarão no primeiro semestre e os 30 últimos, no segundo", explica.

Gráfico: Marcelo Jatobá/UnB Agência

 

Além dessa mudança, aprovada nessa quinta-feira (5) pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UnB, outra inovação facilitará a vida dos estudantes. Aqueles que desejarem alterar a opção de curso escolhida quando da inscrição no PAS poderão fazê-lo por meio de um sistema informatizado que passa a funcionar também em 2017. A ferramenta se chamará Sistema Informatizado de Seleção para a UnB (SisUnB).

 

Semelhante ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que já existe hoje, o SisUnB será gerenciado pela Universidade de Brasília e ficará restrito à instituição. Os participantes do Programa de Avaliação Seriada terão prazo de dois dias para, de posse de seu resultado nas provas e dos escores e notas de corte de cada curso, por grupo de concorrência, confirmarem a pré-opção de curso ou a alterarem. Existirá a possibilidade de mudança para qualquer curso, de qualquer um dos quatro campi.

 

"O aluno que ingressa pelo Programa é muito jovem e pode ter mudado de ideia nos meses entre a inscrição e o resultado", afirma o decano. "Se o candidato não se manifestar quanto ao curso, significa que ele permanecerá com a pré-opção. E, se quiser mudar, o fará no sistema no período em que o SisUnB ficar disponível", pontua Rabelo.

 

Segundo ele, a Universidade divide agora o processo em duas fases: a avaliação, composta pelas provas das três etapas do Programa; e a seleção, correspondente ao SiSUnB. Somente após a manifestação dos candidatos no sistema é que a UnB rodará a classificação geral do PAS.

 

VANTAGENS – O novo sistema promete maior transparência para o processo de seleção e classificação, maior facilidade para os estudantes fazerem suas escolhas – além de uma oportunidade para repensá-las –, e maior aproximação com os sistemas de seleção hoje praticados pela UnB em termos metodológicos.

 

Além disso, o SisUnB permitirá a divulgação do desempenho do candidato, no momento do resultado, e da lista de espera, o que possibilitará o acompanhamento das chamadas subsequentes.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.