NOVIDADE

Sistema de matrícula em disciplinas da UnB traz novos recursos, como consulta ao saldo do Restaurante Universitário e leiaute atualizado

Utilizado por cerca de 37 mil estudantes a cada início de semestre letivo, o Matrícula Web – sistema de matrículas em disciplinas da Universidade de Brasília – está mais moderno. A nova versão do sistema traz melhorias como a consulta ao saldo do Restaurante Universitário e o leiaute responsivo, ou seja, pensado para adequar o conteúdo da página a qualquer tipo de resolução, facilitando a navegação em diversos dispositivos, incluindo celulares e tablets.

Além da novidade, a partir deste semestre o Matrícula Web será utilizado também por alunos da pós-graduação – adicionando mais de 7 mil novos usuários à plataforma. As novidades fazem parte do esforço institucional para modernizar os sistemas da UnB e aperfeiçoar os serviços ofertados aos estudantes, como explica a decana de Ensino de Graduação, Cláudia Garcia.

"O novo site é muito mais amigável e intuitivo. Nos preocupamos em disponibilizar uma plataforma moderna, de fácil acesso, motivados pelo esforço da administração da Universidade em simplificar e facilitar os processos, otimizando o tempo de nossa comunidade", diz.

PROGRESSO – À frente da reformulação do Matrícula Web, o coordenador da Gerência de Informações Acadêmicas do Centro de Informática (CPD), Felipe dos Santos, comemora os avanços obtidos. “Parte das filas que se formam no Restaurante Universitário são apenas para consulta de saldo. Agora o estudante poderá ter essa informação acessando o Matrícula Web", destaca.

solicitação de diploma por meio Matrícula Web, outra conquista recente, também foi lembrada por Felipe dos Santos. “Nosso objetivo é evoluir a ferramenta continuamente. Planejamos incluir mais serviços, como o histórico escolar e outras declarações”, informa o coordenador.

A nova versão do Matrícula Web traz novidades também na identidade visual da página, com a adoção de cores que a integram à paleta institucional, com destaque para o Azul UnB, além de outras variedades cromáticas, como o Verde UnB e as tonalidades amarelas e neutras. A organização do conteúdo também foi repensada no novo leiaute.

Reunião de coordenadores de graduação tratou sobre orientações gerais para a o início do semestre. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

“Nos baseamos em um conceito de design cuja proposta é ser minimalista e, ao mesmo tempo, apresentar todas as informações necessárias ao usuário. Para isso, utilizamos melhor toda a composição da tela, evitando o padrão anterior que concentrava o conteúdo apenas na zona central”, conta Mateus Manuel Rodrigues Bezerra, técnico em tecnologia da informação do CPD.

VOLTA ÀS AULAS – A nova versão do Matrícula Web foi anunciada durante a reunião de coordenadores de graduação promovida pelo Decanato de Ensino de Graduação (DEG), nesta segunda-feira (24), no Salão de Atos no prédio da Reitoria. O encontro faz parte das atividades de planejamento institucional que antecedem o início das aulas e teve como objetivo compartilhar orientações relativas ao processo de matrícula.

Entre os tópicos abordados no encontro estiveram: os editais recém-lançados pelo DEG, a mudanças no processo de reintegração de alunos desligados e ao Auxílio para Participação de Alunos de Graduação em Eventos Nacionais, que agora funciona em fluxo contínuo, com recursos orçamentários distribuídos ao longo do ano.