Desde setembro, discentes, docentes e egressos da FAC conquistaram doze prêmios

Foto: Julio Minasi/UnB Agência

Os últimos meses da Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília foram de muita comemoração. A excelência acadêmica e a qualidade do trabalho de discentes, docentes e egressos foram reconhecidas por 12 prêmios nacionais.

Caso das estudantes do 7º semestre de jornalismo Bianca Marinho e Maria Paula Abreu. Com a reportagem Cooperativas de material reciclável - da falta de cooperativismo até a promoção da paz, elas foram vencedoras da 7ª edição do Prêmio CBN de Jornalismo Universitário. Com a conquista, as alunas ganharam troféus, um tablet e ainda puderam acompanhar por uma semana a rotina na redação da empresa em São Paulo. O material premiado foi veiculado na programação da rádio.

“A experiência foi super importante, porque sempre gostamos de rádio. Ir para CBN, ver a rotina de trabalho deles, a apuração, a gravação, a edição, foi muito enriquecedor para nossa formação no Jornalismo”, diz Maria Paula.

Trabalhos da FAC são reconhecidos em congresso nacional

Neste ano, o tema do Prêmio CBN de Jornalismo Universitário foi Mais tolerância, menos conflitos, cuja proposta era incentivar o diálogo e a solução de problemas. O trabalho vencedor apresentou histórias do projeto Fênix, que ensina como mediar conflitos em cooperativas de catadores de materiais recicláveis do Distrito Federal.

“As fontes eram muito sensíveis e tínhamos que saber como abordá-las. Fomos atrás de histórias muito fortes. Foi um grande esforço de reportagem, que foi recompensado”, conta Maria Paula.

A escolha dos vencedores foi realizada por uma comissão julgadora, composta por três jornalistas da emissora e por dois professores de jornalismo convidados.

Luciane Agnez apresenta trabalho que recebeu menção honrosa em prêmio. Foto: Gabriela Studart/UnB Agência

OUTROS PRÊMIOS – Na décima edição do Prêmio Adelmo Genro Filho, a FAC foi destaque na categoria doutorado, com a conquista do primeiro lugar geral e de duas menções honrosas.

A vencedora foi Ana Beatriz Magno, pela tese O jornalismo nos tempos da reportagem: uma análise da obra jornalística de Ernest Hemingway & Gabriel García Márquez.

As menções honrosas foram para Luciane Agnez, pelo trabalho Identidade profissional no jornalismo brasileiro: a carreira dos correspondentes internacionais, e para Ana Carolina Maranhão, pela tese O jornalista brasileiro: análise das competências em um contexto de mudança no ambiente profissional provocada pela inserção das tecnologias da informação e comunicação.

Pesquisa de Ana Carolina Maranhão foi reconhecida por prêmio nacional. Foto: Gabriela Studart/UnB Agência

As egressas ressaltaram a relevância do prêmio e exaltaram o papel fundamental da Faculdade de Comunicação para as conquistas. “É uma honra recebê-lo. Demonstra a importância e o significado das pesquisas que são realizadas pela FAC e principalmente do comprometimento do corpo docente e discente”, diz Ana Carolina.

“É gratificante passar por aqui e deixar alguma contribuição, e uma honra receber uma distinção em meio a tantos trabalhos tão bons”, destacou Luciane.

Criado em 2004 pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, o prêmio visa reconhecer os melhores trabalhos acadêmicos nas categorias Iniciação Científica/TCC, Mestrado e Doutorado.

Arte: Anna Soares/UnB Agência