BOAS-VINDAS

Cerimônia #InspiraUnB marca início do semestre letivo

Em clima de ansiedade e animação, centenas de estudantes participaram da tradicional cerimônia de Boas-Vindas na tarde desta terça-feira (8), no Centro Comunitário Athos Bulcão da Universidade de Brasília, no campus Darcy Ribeiro. Com o tema UnB 55 anos Ciência e Ousadia, a atividade abre a programação para receber os calouros. O "baticum" da Bateria Insana, grupo musical formado por estudantes de Medicina, e um bate-papo inspirador com professores, técnico e ex-alunos da UnB marcaram o evento.

Ana Clara Rocha, caloura de Engenharia Florestal, está animada com o ingresso na Universidade. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

“Nos próximos cinco anos de curso, vejo muito trabalho pela frente e espero aproveitar muito a Universidade, apesar dos cortes na educação”, diz Larissa Araújo, 18 anos, caloura de Enfermagem aprovada pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS). Desejo compartilhado pela novata no curso de Engenharia Florestal Ana Clara Rocha, 18 anos, que também passou pelo PAS. “Estou animada. Espero cada dia mais me identificar com o curso que escolhi. Vejo a pesquisa ainda como uma possibilidade”, anima-se. Para as duas alunas, o evento de Boas-Vindas é uma oportunidade a mais para conhecer a UnB.

Aprovado pelo sistema de cotas sociais, o estudante do oitavo semestre de Engenharia Eletrônica André Luís Sousa dos Santos, 22 anos, estava no local para receber o irmão Marcus, recém-aprovado em Psicologia. “É uma nova fase na vida. Acho que agora ele vai entender o significado de correr atrás", brinca. Ele lembra a impressão que teve da Universidade logo no primeiro dia no campus. “A prova do vestibular foi no pavilhão João Calmon e ali já me apaixonei pela UnB. O ambiente, os amigos e as oportunidades de pesquisa fazem da Universidade de Brasília um lugar diferenciado."

André Luís (de verde), veterano de Engenharia Eletrônica, recebeu o irmão Marcus Antônio (de cinza), calouro de Psicologia, durante evento de Boas-Vindas. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

No mesmo espírito do veterano André Luís, o aluno do oitavo semestre de Economia Lucas Correa, 21 anos, e o amigo Paulo de Oliveira, 23 anos, do mestrado em Matemática, estiveram na tarde desta terça no Centro Comunitário para acolher os novos estudantes. "Viemos receber os calouros", disse Lucas. A dica de Paulo para quem está ingressando é: "façam um plano". "Às vezes, deixamos de fazer uma disciplina que pode ser importante lá na frente, por exemplo. É importante se planejar para aproveitar melhor a Universidade", ensina o pós-graduando.