ENSINO

Alunos dos cursos de saúde foram recebidos pela equipe do hospital e por diretores da Universidade

Graduandos da área de saúde da UnB iniciam atividades práticas deste semestre no Hospital Universitário de Brasília. Foto: divulgação/HUB

Início de semestre é hora de dar as boas-vindas aos estudantes da Universidade de Brasília que começarão atividades práticas no Hospital Universitário de Brasília (HUB). Nesta quarta-feira (9), o HUB recebeu 129 novos alunos de graduação dos cursos de Medicina e das áreas de saúde da UnB.

“Vocês estão entrando em uma nova fase do curso e terão mais contato com o cuidado. Nosso trabalho é construir cenários para que vocês tenham uma formação adequada e contribuam conosco também”, afirmou a superintendente do HUB, Elza Noronha.

Participaram da integração 51 estudantes da Faculdade de Medicina (FM) e 78 alunos das faculdades de Ciências da Saúde (FS) e de Ceilândia (FCE), dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Saúde Coletiva e Terapia Ocupacional. “É um momento muito simbólico. Vocês vão encontrar a prática do que farão por toda a vida”, disse o gerente de Ensino e Pesquisa do HUB, Renato Antunes.

Representando a direção da FS, a professora Carla Targino disse que o momento é de oportunidades. “Aproveitem esse cenário amplo de conhecimento para engrandecer o processo de aprendizagem”, orientou. “No hospital, enfrentamos situações de maior vulnerabilidade de quem está sendo atendido. O que se espera de todos nós e de vocês é que maximizem a expressão de humanidade”, declarou o diretor da FM, Gustavo Romero. Já o diretor da FCE, Araken Rodrigues, destacou a importância da parceria. “O estreitamento das relações do HUB com a faculdade tem rendido bons frutos, com ação mais participativa de todos os profissionais de saúde”, completou.

Os estudantes também receberam informações sobre o Setor de Vigilância em Saúde, a hotelaria hospitalar e a área jurídica do hospital. “Acho que teremos outra perspectiva da medicina. Vamos aprender a lidar com o paciente, estou muito animada”, garantiu a estudante do quinto semestre de Medicina Fernanda Assunção. A expectativa é a mesma da aluna do sexto semestre de Nutrição Amanda Araújo. “Estou bem ansiosa, porque a gente pretende trabalhar com o público-alvo dos cursos da saúde, que são os pacientes”, afirmou.​