INCENTIVO

Inscrições terminam em 17 de novembro. Iniciativa reberá até quatro candidaturas de cada programa de pós-graduação

Foto: Isa Lima/UnB Agência

Edital do Programa de Bolsas de Mestrado e Doutorado da Universidade de Brasília e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (ProMD/UnB/FAPDF) oferece bolsas de estudos para alunos de mestrado e doutorado na UnB. O prazo para o envio da documentação e do projeto de pesquisa com mérito técnico-científico, caráter individualizado e viabilidade técnica e econômica termina no dia 17 de novembro.

Segundo o decano de Pesquisa e Pós-Graduação da UnB, Jaime Santana, essa é uma maneira de contribuir para a formação científica dos estudantes que necessitam do incentivo. “O edital tem o objetivo de atender parte da demanda por bolsas, pois as oferecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) não são suficientes. Temos oito mil alunos de mestrado e doutorado, e boa parte precisa do aporte financeiro”, explica.

As comissões de bolsas dos programas de pós-graduação recebem os documentos e os projetos, fazem a análise preliminar das candidaturas e verificam se atendem aos requisitos especificados – entre eles, o de já estar matriculado em qualquer Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da UnB, não ter nenhuma reprovação nas disciplinas cursadas e não ter vínculo empregatício.

O processo terá continuidade nos programas, com divulgações de resultados parciais do julgamento das candidaturas apresentadas e pedidos de reconsideração, e, dos dias 23 a 25, os documentos dos aprovados serão encaminhados ao decanato de Pesquisa e Pós-Graduação (DPP) junto com a ata de seleção de cada programa. Ali, o Comitê Institucional Gestor de Bolsas, formado por representantes das três grandes áreas do conhecimento (Ciências da Vida, Ciências Exatas e da Terra, e Ciências Humanas), analisará as propostas, entre 26 e 30 de novembro. O resultado final será divulgado na página eletrônica do DPP no dia 3 de dezembro.

Arte: Ana Rita Grilo/UnB Agência

TOME NOTA - De acordo com o decano Jaime Santana, ao todo, serão concedidas 120 bolsas de mestrado e 60 de doutorado. Desse total, 60% serão distribuídas de maneira equitativa, de modo a atender às três grandes áreas do conhecimento, e 40% serão alocadas aos Programas de Pós-Graduação classificados pela Capes com nota quatro.

A vigência das bolsas será de 12 meses, com início a partir da liberação dos recursos pela FAPDF, renovável por mais 12 meses, no caso de mestrado, e por mais 36 meses, se for doutorado. O valor mensal direcionado aos bolsistas do primeiro caso será de R$ 1.500, e aos demais, doutorandos, de R$ 2.200.

Os contemplados devem se dedicar integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa e se compromoter a fazer referência à condição de bolsista em publicações e trabalhos apresentados e à agência de fomento da bolsa (FAPDF).

Como contrapartida, os beneficiados precisam apresentar palestra, aula prática ou outra atividade similar, a cada ano de bolsa – ou a cada seis meses, para alunos do doutorado –, em escolas públicas de Brasília e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno sobre o tema de seus projetos de pesquisa.