EXTENSÃO

Projeto do Banco Interamericano de Desenvolvimento discute temas que relacionam a carreira profissional ao futuro do planeta

 

Na próxima segunda-feira (28), cerca de 300 estudantes da Universidade de Brasília farão uma imersão em temas estratégicos para promover desenvolvimento econômico e social. Trata-se da Aula BID – Desenvolvendo Futuros, uma iniciativa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que tem o apoio da UnB, e acontece no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

 

A aula tem como objetivo mostrar aos estudantes as múltiplas possibilidades de atuação profissional a partir de sua área de formação, bem como evidenciar a relação direta entre suas futuras profissões e o desenvolvimento, seja na esfera individual, comunitária ou global. Para isso, especialistas de diferentes áreas vão compartilhar experiências e soluções que estão sendo empregadas para melhorar a vida das pessoas.

 

O debate passa por temas como água e saneamento, gestão pública, infraestrutura, inovação, mobilidade urbana e segurança. Haverá também atividades de networking e speaker corners, com intuito de proporcionar aos estudantes a interação com parceiros do setor privado, em um diálogo sobre como se preparar melhor para o mercado de trabalho.

 

AMPLIAR HORIZONTES – Para o representante do BID no Brasil e idealizador da iniciativa, Hugo Flórez Timorán, a expectativa é que, ao final do evento, os estudantes consigam identificar, dentro da área de atuação que escolheram, a diversidade de opções para promover o desenvolvimento.

 

"O estudante que deseja seguir a vida corporativa, a carreira pública ou internacional, empreender, ou liderar iniciativas em organizações da sociedade civil pode gerar grande impacto e ganhos econômicos e sociais dentro de sua área de formação. O que oferecemos aos estudantes com a Aula BID é a oportunidade de enxergar como fazer isso resolvendo problemas do desenvolvimento", afirma Timorán.

 

UnB NA AULA BID – Para incentivar a participação dos estudantes na Aula BID, o Decanato de Ensino de Graduação (DEG) vai reconhecer a iniciativa como atividade de extensão, fornecendo certificação aos participantes. Além disso, almoço e transporte dos estudantes serão oferecidos pelo BID. A refeição será no estilo piquenique, com kits de lanches, e o transporte de ida e volta acontecerá, respectivamente, às 8h e às 15h40, na saída da Ala Norte do Instituto Central de Ciências (ICC), do campus Darcy Ribeiro da UnB.

 

As inscrições para participar da Aula BID já se encerraram, mas, quem tiver interesse, ainda pode se registrar para acompanhar o evento ao vivo pela internet.

 

Claudia Garcia, decana do DEG, acredita que a Aula BID contribui para “motivar os estudantes e mostrar como sua formação poderá melhorar a qualidade de vida das pessoas ao seu redor”. Ela ressalta que a iniciativa será “uma ótima oportunidade para fazer networking e conhecer possibilidades de inserção no mercado profissional”.

 

“É comum os estudantes se questionarem sobre o porquê de estudarem determinados conteúdos. Na Aula BID, poderão pensar criativamente e de forma integrada suas possibilidade de atuação, incentivados pela interação com especialistas de diferentes áreas”, opina a decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter.

 

BID – Criado em 1959, o Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como missão melhorar vidas. O BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e do Caribe. A instituição também realiza projetos de pesquisas de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação a clientes públicos e privados em toda a região.

 

A Aula BID está em sua terceira edição. A primeira, em 2015, aconteceu em Buenos Aires; no ano seguinte, a aula foi realizada no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Neste ano, Brasília foi escolhida para receber o evento. No total, 400 universitários estão inscritos para assistir presencialmente à Aula BID 2017. Destes, quase 300 são alunos da UnB.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.