APRENDIZAGEM

Nesta segunda-feira (2), professor emérito Pedro Demo discute o atual modelo educacional e o reflexo dos problemas do ensino básico no nível superior

 

Pedro Demo durante a cerimônia de outorga do título de professor emérito da UnB, em 2011. Foto: Alexandra Martins/Secom UnB

 

A preocupação com o baixo índice de aprendizagem nas escolas é um dos principais motivadores do segundo encontro da Comissão UnB.Futuro neste semestre, que acontece na próxima segunda-feira (2). Sob o tema Questionando a graduação, o especialista Pedro Demo, professor emérito da Universidade de Brasília, ministra palestra a partir das 14h30, no auditório da Reitoria.

 

“Essa deficiência de aprendizagem, verificada principalmente no ensino médio, tem algo a ver com o licenciado formado na universidade, embora ele não possa ser culpado por este fato. Não seria possível mudar essa realidade, talvez transformando a graduação?", provoca Demo. O docente destaca, porém, que existem exemplos positivos de efetivação do aprendizado no sistema educacional. "Vamos falar sobre o papel do professor, que é de mediador, não de causador da aprendizagem."

 

O professor emérito e coordenador do Núcleo de Estudos do Futuro (n-Futuros) da UnB, Isaac Roitman, afirma ter grandes expectativas em relação à palestra. "Pedro Demo é uma grande pessoa, indignada com o atual sistema de educação. Ele está conduzindo alguns projetos no Mato Grosso relacionados com a educação básica no Brasil. O esperado é que ele cite alguns desses exemplos”, antecipa.

 

A COMISSÃO – Com a visão de construir um modelo de universidade compatível com as demandas e a realidade da atual sociedade brasileira, a UnB.Futuro busca refletir, propor e discutir ideias e ações para alcançar essa missão. Ao longo do semestre, são realizadas reuniões para debater temas ligados a educação, cultura, ciência e tecnologia. De acordo com o tema proposto em cada encontro, um especialista no assunto ministra conferência introdutória, que abre a discussão para toda a comunidade acadêmica.

 

 

*Estagiária de jornalismo na Secom/UnB.

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