ACESSO

A partir deste semestre, etapa obrigatória para garantir vaga na UnB tem primeira fase pela internet. Aprovados por PAS, SiSU e VHE devem ficar atentos

 

Após fazer envio dos documentos pela internet, candidato deve comparecer com os originais nos locais indicados na Agenda do Calouro. Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

 

Estudantes selecionados para ingressar na Universidade de Brasília pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS), pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e pelo vestibular para cursos que exigem Certificação de Habilidade Específica (VHE) terão até 7 de fevereiro para concluir o pré-registro acadêmico. Esta é a nova etapa do processo obrigatório para confirmar vaga na instituição.

Com o pré-registro, duas importantes melhorias foram implementadas. A primeira refere-se à entrega da documentação de matrícula. Agora, o procedimento passa a ser on-line. A plataforma para fazer o upload dos arquivos – ou seja, enviar os documentos escaneados – estará disponível ao estudante pelo site do Cebraspe a partir de 30 de janeiro.

A outra novidade aplica-se aos candidatos aprovados pelo PAS: tanto estudantes que ingressarão no primeiro semestre letivo (1º/2018) quanto os que começarão seus cursos no segundo semestre (2°/2018) farão o pré-registro em fevereiro. A mudança veio para dar dinamismo ao preenchimento de vagas.

Assim, os candidatos que atenderem todos os requisitos no momento do pré-registro serão classificados até o quantitativo máximo de vagas para o primeiro semestre, sem que restem vagas ociosas ou sejam necessárias novas chamadas. Os restantes estarão automaticamente classificados para ingressar no segundo semestre. A comunicação a este respeito será feita pelo Cebraspe.

“Essa mudança torna mais eficiente o preenchimento das vagas, evitando que fiquem cadeiras ociosas”, destaca a decana de Ensino de Graduação da UnB, Cláudia Garcia. A gestora pede que os candidatos estejam atentos às convocações. “Pode acontecer que um aluno com expectativa de entrar no segundo semestre, por estar classificado mais abaixo na lista geral, seja convocado para entrar já no primeiro semestre, caso alguém aprovado com nota superior à dele desista ou seja eliminado”, explica.

 

Veja a seguir como confirmar sua vaga na UnB:

Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

 

PASSO A PASSO  O primeiro estágio do pré-registro é on-line e corresponde ao envio da documentação exigida para confirmação da vaga. Esses documentos devem ser digitalizados e inseridos na página de acompanhamento do processo seletivo (PAS, SiSU ou VHE), no site do Cebraspe. A relação de documentos requisitados pode ser consultada na Agenda do Calouro e no edital de cada certame, disponibilizados no site da banca examinadora. O candidato não precisa esperar nenhuma data específica. Após ver seu nome no rol de aprovados, já é recomendado que o aluno providencie o upload.

Com a melhoria, pensada e executada em parceria com o Cebraspe, o candidato não precisa mais fazer cópias impressas de documentos, nem mesmo ter gastos com autenticação. “Antes o aluno precisava trazer cópias autenticadas de seus documentos. Agora teremos uma pasta digital. Isso traz mais segurança na informação e mais agilidade no registro”, reforça a decana Cláudia Garcia.

O passo seguinte é presencial e acontece entre os dias 5 e 7 de fevereiro. O ingressante deve comparecer ao campus no qual cursará sua graduação – Ceilândia, Darcy Ribeiro, Gama ou Planaltina –, com os documentos originais em mãos. Lá, o aluno será atendido por equipe da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA), que conduzirá a conclusão desta primeira fase.

Os dias de comparecimento presencial também servem para que estudantes com dificuldades no envio dos documentos procurem auxílio na sala de digitalização, também indicada na Agenda do Calouro. Será disponibilizada uma em cada campus. O envio digital é imprescindível. Só é possível concluir o pré-registro após superar esta fase.

Os selecionados pelo SiSU e VHE que concorreram pelo Sistema de Cotas para Escolas Públicas e Cotas para Pessoas com Deficiência precisam procurar a sala da banca avaliadora antes de concluir o pré-registro. O espaço estará disponível em todos os campi. Estes candidatos devem observar as exigências de comprovação previstas em edital. Aprovados no PAS pelo mesmo sistema estão dispensados da exigência, uma vez que os comprovantes específicos foram entregues no ato da inscrição.

 

 

Os locais das salas de digitalização, bancas avaliadoras
e atendimento da SAA estão informados na Agenda do Calouro de cada processo seletivo, indicados de acordo com o curso, turno e campus.

 

 

Cumpridas estas etapas, o passo final é dirigir-se ao local de atendimento da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) indicado na Agenda do Calouro para finalizar o pré-registro. Nesse momento, ingressantes pelo Sistema de Cotas para Negros e pela reserva a Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) assinam termo de autodeclaração de etnia fornecido pela UnB. É também nessa etapa que candidatos do VHE apresentam o Certificado de Habilidade Específica no curso em que foram aprovados; esse documento é emitido pelo Cebraspe. Para todos os candidatos, é obrigatória a apresentação dos documentos originais.

Todos os ingressantes que concluírem o pré-registro receberão um protocolo que atesta a confirmação de sua vaga na Universidade. Depois disso, aprovados por SiSU e VHE devem aguardar o recebimento de e-mail no qual estará o número de matrícula, que identificará o estudante ao longo da vida acadêmica. O registro acadêmico é considerado concluído neste momento.

Já os selecionados pelo PAS devem aguardar comunicado do Cebraspe divulgando a relação dos estudantes que entrarão no 1º e no 2º/2018. Atenção, estudante! Mantenha seu e-mail ativo e não se esqueça de conferi-lo periodicamente. Os classificados do PAS para ingresso no primeiro período letivo receberão e-mail com número de matrícula em fevereiro. Os classificados para o segundo semestre receberão a mensagem em momento posterior, mais próximo ao seu período de ingresso.

CONVOCAÇÕES – Estudantes que concorrerem pelo SiSU, mas não forem classificados na chamada regular podem manifestar interesse em participar da lista de espera para as próximas convocações até o dia 7 de fevereiro no site do SiSU. É importante que os candidatos fiquem atentos à divulgação dos resultados das chamadas subsequentes realizadas pelo Cebraspe, que se dará em data próxima aos períodos de registro acadêmico.

PRÉ-MATRÍCULA Após o registro, já de posse do número de matrícula, o próximo compromisso dos ingressantes em primeira chamada nos processos seletivos da UnB é a confirmação das disciplinas do 1º/2018 oferecidas no sistema Matrícula Web. Informações para acesso ao sistema estarão disponíveis no e-mail enviado após a conclusão do pré-registro. A pré-matrícula será realizada das 18h do dia 19 de fevereiro às 18h do dia 23 de fevereiro.

 

>> Confira o calendário de matrícula em disciplinas - 1°/2018

>> Confira o calendário de graduação por atividades - 1°/2018

 

Com tudo pronto para iniciar a vida acadêmica, é só aguardar o início das aulas, no dia 5 de março. Os calouros serão acolhidos com atividades da campanha Boas-Vindas, cuja programação será divulgada em breve. Fique ligado no site da UnB e mantenha-se atualizado sobre tudo o que acontece na Universidade e o que mais importa no processo de matrícula.

 

 

 

Matéria alterada em 26/1 para ajuste da data de disponibilização do sistema de envio de documentos do Cebraspe.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.