APROVADOS

UnB divulga nomes dos convocados no Programa de Avaliação Seriada, Subprograma 2015-2017. Convocados devem realizar pré-registro acadêmico

Silfranklin Ibiapina, novo calouro da UnB, divide com os pais a emoção de ser aprovado. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

Coração pulsando a mil, saindo pela boca. Vontade de chorar a todo tempo. O turbilhão de sensações é descrito por Silvanira Ibiapina, que veio ao campus Darcy Ribeiro conferir com o filho, Silfranklin Ibiapina, a lista de aprovados na Universidade de Brasília pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS/UnB), Subprograma 2015-2017. O jovem de 18 anos aguardava ansioso a vaga para licenciatura em Física.

>> Acesse aqui a convocação do PAS

“Se não for dessa vez, filho, o mundo não acaba. Você terá outras oportunidades. Mas a mamãe vai amar se seu nome estiver lá”, dizia a professora, enquanto aguardavam as 17h, horário da divulgação do resultado, na internet e em listas afixadas no Teatro de Arena e no ICC Norte. Prontamente, o garoto respondeu: “Vai ser, mãe. Vai ser.”

O otimismo do aluno do CED 104 do Recanto das Emas se confirmou. Foi aprovado dentro do número de vagas ofertadas para ingresso na UnB no primeiro semestre de 2018. Euforia, choro, sorrisos e abraços. Não demorou para um veterano achá-lo. “Eu te desafio a se formar”, retrucou Caio Matheus, aluno do 3º semestre.

Provocação aceita, a recepção tornou-se mais calorosa. “Todo mundo sofre junto, todos se ajudam. Temos, por exemplo, a matéria Física Zero, ofertada a todos os calouros para promover um contato mais rápido com as ferramentas principais do curso”, explica o estudante sobre os meios de integração entre novatos e veteranos.

Colegas de escola, Luiza Carla (à direita) e Silfranklin fizeram questão de trazer as famílias para a comemoração. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

Colega de Silfranklin no CED 104, Luiza Carla também trouxe a família para compartilhar esse momento de alegria. “Eles são mais importantes que tudo isso, não poderia ser diferente”, relata a recém-aprovada em Geologia. As expectativas com a Universidade são muitas. "Espero me preparar para a vida, construindo conceitos, amizades e adquirindo bastante conhecimento”, declara.

Luciana Abreu, mãe da agora caloura, se emociona. “É única a sensação de participar com eles. A gente se renova, lembra do passado e cria esperança para o futuro.”

Quem volta ao passado e se vê nos jovens aprovados é a reitora Márcia Abrahão. “O que eu mais queria, neste momento, era estar no lugar deles”, brinca. Também ex-aluna da UnB, ela enxerga neste dia um marco para a vida de muitos. “Estamos aqui para formar pessoas. É muito bonito ver essa juventude chegando, com toda vibração, emoção, sonhos. Queremos que eles sejam muito felizes aqui dentro e que tenham muito sucesso.”

Incrédulo, Alexandre Lucas conta para a mãe que o irmão passou para Engenharia Ambiental. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

MAIS FESTA Enquanto uns comemoram, outros duvidam do resultado. “É ele mãe. É ele!”, grita Alexandre Lucas após confirmar nome e número de documento do irmão na lista de aprovados do curso de Engenharia Ambiental. A notícia foi dada por telefone. Do outro lado da linha, a mãe insistia: “Não me assusta, não é ele.”

Alexandre Lucas faz Engenharia Elétrica na UnB e conta que foi procurar o nome do irmão apenas “para zoar com a cara dele”, porque ninguém acreditava na conquista da vaga.

“Ele mesmo achou que não ia passar, tanto que nem veio hoje. Meu sentimento é a mesma gratidão que tive quando entrei. A UnB é o melhor lugar do mundo!”, completa o aluno, que pensa em mudar de curso e fazer Relações Internacionais.

No campus Darcy Ribeiro, as comemorações se concentraram na ala norte do Instituto Central de Ciências (ICC) e no Teatro de Arena, onde estava mais uma aprovada: Letícia Paiva. “O coração está batendo muito rápido, é uma sensação maravilhosa, não sei nem explicar. Decidi fazer Letras no meio do ano passado, fiquei muito ansiosa. Mas deu certo e estou muito feliz. Se eu pudesse, começava amanhã.”

Letícia Paiva não vê a hora de começar as aulas da licenciatura em Língua Portuguesa e Respectiva Literatura. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

PRÉ-REGISTRO – Antes de recomeçar a estudar, entretanto, Letícia e os quase quatro mil convocados pelo PAS devem se preparar para confirmar a vaga conquistada.

Independentemente do semestre de ingresso, todos os classificados dentro do número de vagas precisam realizar o pré-registro acadêmico, comparecendo à Universidade nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro. Antes, os candidatos precisam fazer o envio prévio dos documentos exigidos em edital, listados na Agenda do Calouro. O sistema para upload estará disponível a partir de terça-feira (30), no site do PAS. Os calouros devem acompanhar as atualizações da página do Cebraspe.

Saiba mais:

>> Resultado final do PAS traz diferentes editais

>> Universidade acolhe calouros com informação, arte e afeto