RECEPÇÃO

Prazo para selecionados confirmarem vaga foi prorrogado até sexta-feira (9). Campus Darcy Ribeiro registrou fluxo intenso no primeiro dia do procedimento

 

No corredor da ala sul do Instituto Central de Ciências, estudantes esperam para assegurar vaga na UnB. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

Por volta do meio-dia desta segunda-feira (5), a cadeirante Adriana Brito, de 39 anos, deixava o campus Darcy Ribeiro com um papel sobre as pernas e um sorriso no rosto, símbolos da satisfação de um sonho alcançado. “Desde que concluí o ensino médio penso em entrar na UnB. Enfim, consegui.”

 

A caloura do curso de Administração é uma dos cerca de 1,5 mil candidatos que efetivaram a confirmação da vaga na Universidade de Brasília no primeiro dia de registro acadêmico. Quando as aulas começarem, Adriana usará o transporte público coletivo para fazer o percurso de Taguatinga à Asa Norte. A certeza de muitos obstáculos pelo caminho não a desanima.

 

“Tempos atrás as pessoas com deficiência não eram vistas. Ficavam em casa pela ausência total de acessibilidade e porque não eram encaradas como capazes de fazer as coisas. Hoje estamos aqui: trabalhando, estudando, casando. A inclusão é necessária. Cada um tem seu lugar no mundo”, comemora.

Da Universidade, Adriana espera "banheiros, salas e mesas acessíveis e um olhar humano para as necessidades específicas”. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

O dia de registro foi intenso no maior campus da Universidade de Brasília. Filas, muito movimento e também reclamações de estudantes e familiares. A decana de Ensino de Graduação, Cláudia Garcia, explica que muitos selecionados priorizaram o comparecimento logo no início do prazo, por isso houve grande volume de pessoas. Ela enfatiza, contudo, que os estudantes ficaram tranquilos.

 

“Foram pacientes e não houve confusão, apesar do grande público. É bom lembrar que, embora os alunos estejam ansiosos pelo registro, o prazo para a confirmação da vaga segue até quarta-feira”, destacou.

 

>>> Prazo para registro acadêmico é prorrogado até sexta-feira (9)

 

A presença de familiares de novos alunos nos campi ajudou a intensificar o fluxo de pessoas. O diretor de Acompanhamento e Integração Acadêmica do Decanato de Ensino de Graduação (DEG), Diego Madureira, lembra que todos são bem-vindos, mas que a ida de responsáveis aos locais não é necessária.

 

“É importante ressaltar: independentemente da idade, o aluno não precisa do acompanhamento dos pais para efetivar o registro. Muitos familiares gostam de participar desse momento e isso é importante, mas o calouro pode vir sozinho, se preferir. Outro ponto essencial é a digitalização prévia dos documentos, porque agiliza o processo”, destaca.

Calouros podem aproveitar o registro para fazer a primeira selfie na Universidade de Brasília. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

A recomendação para que os alunos façam o envio antecipado dos documentos exigidos em edital foi, inclusive, uma das inovações para este ano, com o intuito de dar mais celeridade ao processo.

 

“O sistema continua aberto até quarta-feira (7) e o ideal é que o candidato realize este procedimento. Caso não consiga, temos salas de digitalização nos campi. Em ambos os casos, é preciso trazer os documentos originais”, informa o coordenador de Processamento de Dados e Resultados do Cebraspe, Roberto Rosa.

 

>>> Prazo para registro acadêmico é prorrogado até sexta-feira (9)

 

De acordo com dados do Cebraspe, até o início da tarde, 70% dos alunos do PAS submeteram a documentação via upload. Considerando todas as seleções, 63% dos candidatos enviaram as imagens antecipadamente. Para os próximos dias, a digitalização no campus Darcy Ribeiro será feita no anfiteatro 10.

 

No campus Darcy Ribeiro, há seis anfiteatros reservados para a confirmação da vaga, dois dedicados exclusivamente a egressos das escolas públicas. A UnB disponibilizou 16 atendentes para o procedimento, que nesta segunda-feira (5) foi ininterrupto.

 

A previsão é que nos demais dias a recepção seja das 8h às 12h e das 14h às 18h para os cursos diurnos e das 14h às 20h para os cursos noturnos. Caso o fluxo seja intenso, o intervalo poderá ser suspenso. Ao todo, seis mil alunos selecionados pelo PAS, SiSU e VHE devem passar pelos quatro campi da Universidade nos três dias de registro. 

"Intercâmbio, mestrado, doutorado. Espero tudo o que a UnB me oferecer", diz Luana Costa, aprovada em Odontologia. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

HISTÓRIAS – Luana Costa e a mãe, Uracilânia Costa, chegaram ao campus Darcy Ribeiro às 8h para o registro no curso de Odontologia. Oito meses após perder a filha mais velha num acidente de caminhão, a matriarca se emociona pela conquista da caçula.

 

“Foi muita luta. Pedi livros emprestados para minhas patroas, recortava dicas de jornal para levar para minha filha. Na época da prova da segunda etapa do PAS, a gente não tinha acesso à internet em casa, só consegui colocar no ano passado. Foi uma grande vitória. Só sinto orgulho e alegria”, relata a diarista.

 

Aprovada pelo sistema de cotas do PAS, a garota pensou em fazer Engenharia, depois Medicina, e, como não estava muito confiante na aprovação, pesquisou os cursos da área até chegar em Odonto. "Estudei muito, principalmente, nos dois últimos anos. Foi muito difícil manter a concentração e conseguir estudar após o falecimento da minha irmã. Se não fosse pela minha mãe, que não me deixou parar, eu não passaria”, agradece.

 

Realização também para os amigos Luigi Bastos, aprovado em História, e João Guilherme, que cursará Geografia. Por três anos, estudaram juntos num colégio particular de Brasília e fazem planos para o futuro profissional: quando forem professores, vão dividir os conteúdos das aulas. 

Colegas de classe na escola, João e Luigi esperam compartilhar aprendizados e experiências também na Universidade. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

“Geografia foi a ferramenta que encontrei para fazer o que mais sonho: ajudar de alguma forma a sociedade. Sempre tive a intenção de ser professor. E é tranquilizante ter um amigo para essa nova jornada”, diz João.

 

RECEPÇÃO – Arte e cultura são apostas para facilitar a ambientação dos estudantes na Universidade de Brasília. A programação inclui apresentações de grupos que participaram da última edição do Festival Universitário de Música Candanga (Finca), primeira selfie na UnB e tour no campus Darcy Ribeiro – para mostrar os prédios e explicar o desenvolvimento da instituição.

 

Ainda no ICC Sul, os novos estudantes têm a oportunidade de conhecer a Mostra de Extensão, Ensino e Inovação e participar de palestras sobre alguns projetos desenvolvidos da Universidade. Um deles é o Círculo de Cultura Surda, iniciativa de extensão que produziu uma animação em homenagem a Louise – estudante do Instituto de Ciências Biológicas (IB) assassinada na UnB há quase dois anos. O roteiro e o argumento do curta foram feitos por surdos que, à época, cursavam o ensino médio e agora vão ingressar na Universidade.

 

“A ideia é mostrar para os calouros que o tema da desigualdade de gênero existe, é muito forte e não será discutido se não nos mobilizarmos. Além de sensibilizar a comunidade e os professores a tentar fazer algo diferente, mesmo que seja um pouquinho”, resume o professor Domingos Coelho, do Instituto de Psicologia (IP).

 

 

Confira horários das atividades de arte e cultura:

Apresentações musicais

5/2
10h – Forró Suçuarana

6/2
10h – Lauro e Láudio
14h30 – Thiago Maia

7/2
10h - Kapital Rax

 

Tour no Campus
Saídas até dia 7/2 (ICC Sul)
9h30, 10h30, 11h30, 15h, 16h e 17h

 

>>> Prazo para registro acadêmico é prorrogado até sexta-feira (9)

 

*com colaboração de Hugo Costa (DEL/DAC)

 

Matéria alterada em 6/2 para informar prorrogação do prazo de registro acadêmico

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.