ADMISSÃO

Etapa é obrigatória para efetivar a vaga conquistada no processo seletivo. Estudantes devem enviar documentos pela internet e ir à UnB até quinta-feira (12)

Adyr Ewerton, calouro de Filosofia, participou do primeiro dia do registro acadêmico. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Vinte e cinco anos sem prestar vestibular não impediram o empresário Adyr Ewerton de ser aprovado em Filosofia na Universidade de Brasília. Ele também não precisou de curso preparatório. Um dia após a divulgação dos selecionados em primeira chamada para ingresso no segundo semestre de 2018, o calouro estava animado para garantir a vaga. Ele compareceu, na manhã desta quarta-feira (11), ao registro acadêmico no campus Darcy Ribeiro.

"Há dois semestres estou cursando disciplinas na Universidade como aluno especial, porque quando cheguei em Brasília a inscrição para o vestibular já havia se encerrado. Assim que abriu a nova seleção, eu me inscrevi e agora fui aprovado com ótima nota”, conta orgulhoso.

Com a bagagem de duas graduações, a primeira em Matemática e a segunda em Relações Internacionais, Adyr veio do Rio de Janeiro para a capital há menos de dois anos. Apesar da vivência, o empresário do ramo de importação e exportação de aço conta que a ansiedade para viver novamente a experiência de ser calouro universitário ainda está presente.

“Tenho ótimas expectativas para o curso. Sinceramente, fiquei muito surpreso com a qualidade do ensino na UnB e com o comprometimento e dedicação dos professores com os quais já tive contato”, elogia o agora aluno regular.

Adyr Ewerton é um entre os mais de dois mil aprovados na primeira chamada do vestibular, divulgada na tarde desta terça-feira (10). Para todos esses candidatos, o registro acadêmico acontece nestas quarta (11) e quinta-feira (12). Mesmo após a festa recente, os recém-aprovados devem ficar atentos, porque a etapa é indispensável para garantir a vaga na instituição.

Na manhã do primeiro dia de registro, os estudantes que comparecem ao campus da Asa Norte não enfrentaram filas. “Distribuímos os cursos entre os postos e os dias de registro para evitar aglomeração. Entretanto, vale lembrar que os dois dias são para todos os cursos. Por isso, é importante não deixar para última hora”, afirma o secretário de Administração Acadêmica da UnB, Júlio Garay.

Os universitários Igor Ralf e Marcos Breno recebem os calouros de Engenharia Química. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

COMO FUNCIONA – A primeira etapa do registro acadêmico é o envio on-line dos documentos listados na Agenda do Calouro, previamente informados também em edital.

O prazo final para upload da documentação é as 16h desta quinta-feira (12). Quem não conseguir realizar o envio das versões digitalizadas pode procurar as salas de digitalização disponibilizadas nos campi durante o registro.

Em seguida, o estudante deve se apresentar pessoalmente ao posto da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) indicado na Agenda do Calouro, de acordo com o curso para o qual foi aprovado. A etapa presencial do registro acontece nos dias 11 e 12 de julho, das 8h15 às 11h45 e das 14h às 20h.

Na terceira etapa, alunos que efetivaram o registro receberão, por e-mail, o número de matrícula. A informação será encaminhada até 18 de julho pela Secretaria de Administração Acadêmica. Registrados e com o número de matrícula em mãos, os novos universitários terão entre 20 e 23 de julho para confirmar, por meio da plataforma Matrícula Web, as disciplinas que vão cursar no semestre.

BOAS VINDAS – Garantir o bom acolhimento dos calouros de Engenharia Química motivou os universitários Igor Ralf e Marcos Breno a estarem no posto avançado da SAA no ICC Sul – um dos locais de registro no campus Darcy Ribeiro. Antes das 8h da manhã eles já marcavam presença.

“É comum que o calouro chegue sem saber onde funciona o curso e sem conhecer outras pessoas. Estamos aqui para que eles saibam que podem contar conosco e para unir a nova turma”, diz Igor, que garantiu ter sido acolhido com o mesmo entusiasmo no semestre anterior.

A caloura Thamires de Pontes fez o registro acadêmico na companhia do namorado Lityz Ravel, egresso de Biblioteconomia. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

A caloura de Engenharia da Computação Thamires de Pontes não encontrou veteranos do curso no local do registro. Mesmo assim, não terá dificuldades para se localizar na UnB.

“Cursei dois semestres de Enfermagem e um semestre de Engenharia Civil. Mas não estava realizada e decidi prestar novo vestibular. É preciso muito estudo para passar na UnB, mas, no final, todo esforço vale a pena”, compartilha Thamires sobre a terceira aprovação no processo seletivo.

Animada para novas experiências e aprendizados, a outra vez caloura está otimista quanto ao futuro profissional. “Ouvi muitas críticas por trocar de curso, mas acho que somos muitos novos para decidir a profissão. É um processo de se descobrir. O importante é correr atrás do seu sonho e estar realizado. Cada um é responsável por sua carreira profissional.”

>> Aprovados no vestibular comemoram resultado
>> Passou no vestibular? Saiba próximos passos para garantir vaga