INGRESSO

Calouros falam sobre emoções e receptividade no evento de boas-vindas, que reuniu apresentações, serviços e distribuição de kits aos novos estudantes

Alunos entraram no clima da recepção. A acolhida veio com pipoca e abraços, oferecidos pelos voluntários. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Orgulho, animação, euforia, convicção e plenitude. Esses são sentimentos que se revelam logo nas primeiras palavras de alguns calouros que participaram do #InspiraUnB, evento de recepção aos estudantes que aconteceu nesta quarta-feira (15), no Centro Comunitário Athos Bulcão, campus Darcy Ribeiro da UnB. Grupos de acolhimento, distribuição de pipoca e a animação da Bateria Olímpia, dos alunos da Faculdade de Direito (FD), agitaram as boas-vindas. Estima-se que cerca de 500 alunos tenham comparecido ao evento.

“Me senti muito querido com essa acolhida”, conta o novo universitário Kelso Belém. “Já eu me considero muito privilegiada”, acrescenta Antonieta Souza. Ambos são calouros de Geografia, que se conheceram nesta semana e se uniram aos colegas de curso Arthur Alves, Lorena Gontijo e Maria Eduarda Cicci para seguir ao #InspiraUnB. Eles se definiam como “felizes, gratos e emocionados”.

A abertura do evento com o grupo de percussão da FD levou os alunos ainda tímidos para dentro do Centro Comunitário e abriu a solenidade. Bruno Sales, que integra a Olímpia desde seu início, considera que o momento de boas-vindas é muito importante para a socialização na Universidade. Quando passou no vestibular, ele já conhecia alguns veteranos e isso o ajudou a apropriar-se do ambiente acadêmico.

“Eu sempre gostei de tudo, me entroso fácil, só que nem todo mundo é assim. Muita gente é tímida e acaba passando a primeira metade do semestre isolada”, opina. “Então é bom estar nesse ambiente de integração, porque é mais fácil fazer amigos quando se sabe que todos são novos como você”, acrescenta o estudante.

Talassa Rocha está no 6º semestre do bacharelado em Química e participou pela primeira vez do #InspiraUnB. Ela estava lá para orientar os recém-chegados. “Quero que eles saibam que têm com quem contar e que não passem sozinhos pelo que passei quando entrei aqui. Hoje sou apaixonada pela UnB”, relata.

Depois de se integrar melhor à Universidade e ter atuado inclusive como monitora de disciplina, ela percebeu como é importante para o estudante ter alguém acessível que lhe explique conteúdos e também alguns processos da instituição. “Hoje mesmo encontrei um grupo e uma das pessoas era minha caloura. Ela ainda não tinha encontrado veteranos, mas eu percebi que ela se sentiu recebida. Fiquei muito feliz”, conta.

Administração superior da Universidade recebeu calouros do 2º/2018. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

SAUDAÇÕES – Durante o evento, a reitora Márcia Abrahão, o vice-reitor Enrique Huelva, decanos e outros representantes da administração superior deram boas-vindas aos calouros. “A UnB recebe vocês de braços abertos. Parabéns pelo sucesso e aproveitem tudo o que temos a oferecer”, saudou a reitora.

Representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) também subiram ao palco principal para se colocarem à disposição dos novos alunos. Em apresentação cultural, um grupo de alunos de graduação e pós-graduação demonstrou a riqueza do canto e da dança. Promovido pela Coordenação Indígena (Coquei/DIV/DAC) e pela Associação dos Acadêmicos Indígenas (AAI) da UnB, a manifestação típica reuniu integrantes de povos indígenas brasileiros, como baré, baniwa, funiô, palmari, pankararu, potiguara, tupinambá e tupiniquim.

Além da palestra da ativista indígena Célia Xakriabá, as ações de acolhimento e a distribuição de kits para os calouros ajudaram a tornar o momento ainda mais especial. O Serviço de Orientação ao Universitário (SOU), o Projeto Raízes, o Núcleo de Vida Cristã, e o grupo Dia.logos estavam presentes no local, interagindo com os estudantes.

Palestra da ativista indígena Célia Xakriabá foi atração no #InspiraUnB. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

“Me sinto um universitário mesmo, estou muito aliviado e animado com tudo. Já fui até a uma festa no centro acadêmico”, conta Igor Araújo, que ingressou em Letras – Português.

O #InspiraUnB é um evento de boas-vindas aos calouros que conta com a organização de equipes dos decanatos de Ensino de Graduação (DEG), de Extensão (DEX), da Diretoria de Organizações Comunitárias, Cultura e Arte (Docca/DAC), do SOU, da Secretaria de Comunicação (Secom), do Cerimonial (Ceri) e da UnBTV.

Os alunos que ainda não retiraram o kit de boas-vindas devem procurar o Decanato de Ensino de Graduação, que fica no prédio da Reitoria.