ENSINO SUPERIOR

Alunos de todo o país que ingressaram em universidades pelo Enem em 2018 podem receber R$ 5 mil. Iniciativa é do Inep, em parceria com a OEI

As inscrições para o Prêmio Calouro-Destaque, que dará R$ 5 mil a estudantes do primeiro ano de graduação matriculados em cursos de graduação de universidades públicas ou privadas em 2018, terminam neste domingo (2). No total, até mil alunos de todo o país poderão receber a premiação. Os vencedores serão definidos por meio de uma prova de conhecimentos gerais composta por 80 questões, que será aplicada em 21 de outubro, em 60 cidades de todos os estados e do Distrito Federal.

Os candidatos devem se inscrever pela página do prêmio. Para participar, o regulamento determina que o aluno deve cumprir três pré-requisitos: ter concluído o ensino médio; ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017; ser estudante brasileiro ingressante no ensino superior em 2018; e estar regularmente matriculado em curso de graduação vinculado a qualquer área do conhecimento, na modalidade presencial, em instituição de ensino superior pública ou privada.

A premiação aos estudantes será concedida por unidade da Federação (estados e DF), de acordo com a quantidade de estudantes ingressantes informados ao Inep por meio do Censo da Educação Superior 2017. Assim, as unidades da Federação que tiverem registrado até 20 mil estudantes ingressantes em cursos de graduação terão até 15 candidatos premiados; as que tiverem registrado entre 20.001 e cem mil, terão até 34 alunos premiados; e as unidades da Federação com mais de cem mil ingressantes no ensino superior terão até 63 premiados. O Distrito Federal poderá conceder até 34 premiações.

O Prêmio Calouro-Destaque é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).