#INSPIRAUnB

Nesta quarta (13), às 10h, convidada participa de evento que inaugura o semestre para alunos de cursos diurnos de graduação

Natalia Pasternak recepciona estudantes de cursos de graduação do período diurno, no Centro Comunitário. Arte: Secom UnB

As aulas do primeiro semestre na Universidade de Brasília começam nesta quarta-feira (13). Estudantes de diferentes períodos e cursos estão convidados a participar do #InspiraUnB, evento inaugural que desta vez recebe dois convidados para palestras direcionadas a alunos de cursos diurnos e noturnos de graduação.

Na quarta-feira (13), às 10h, Centro Comunitário Athos Bulcão, a bióloga Natalia Pasternak alerta sobre a importância de se fazer ciência com cidadania, seja no desenvolvimento de pesquisas ou no simples repasse de informações. Em tempos de pseudociência e fake news, ela planeja abordar o papel legitimador que a universidade possui para a sociedade.

>> Saiba mais sobre a palestra noturna

“É extremamente importante que os estudantes tenham noção do peso que o nome da universidade pode dar à pseudociência. Se uma prática não científica sai de dentro da universidade, por estar atrelada a um pesquisador ou estudante dali, a população vai acreditar que tem o aval daquela instituição”, introduz.

A pesquisadora também quer incentivar os estudantes a aproveitarem ao máximo a vida dentro da universidade. “O jovem hoje fica muito afoito por se formar e esquece que a vivência universitária é uma das melhores experiências que ele pode ter durante a vida. Eles estão aqui para aproveitar esse ambiente de difusão de conhecimento e de debate, saírem cidadãos melhores, mais bem informados e com um papel social a cumprir.”

Os professores com disciplinas que ocorrem no horário dos eventos de boas-vindas estão orientados a dispensar os estudantes para a participação nas palestras. Quem não puder comparecer às aulas inaugurais, pode acompanhar as transmissões ao vivo pela UnBTV.

Confira abaixo mais respostas de Natalia Pasternak sobre ciência, cidadania e universidade.

Que mensagem você deseja compartilhar a partir da temática ciência e cidadania?
Quero falar sobre a importância de estar informado e de propagar as informações corretas. Propagar a boa ciência é uma questão de cidadania e não uma prerrogativa apenas de cientistas ou estudantes que escolhem a carreira científica. Estudantes de qualquer área tem essa obrigação. Exigir que somente a boa ciência seja ensinada e praticada dentro da universidade é um exercício de cidadania, porque a universidade é um local de difusão de conhecimento e cabe a todos zelar para que esse conhecimento seja baseado em evidências científicas. Nossa responsabilidade deve ser zelar para que a informação acadêmica seja confiável e cientificamente provada.

Como essa reflexão pode contribuir para quem chega à universidade?
Vivemos num momento de crescimento do movimento antivacina. Diante disso, não faz diferença ser estudante de biologia, educação física, matemática ou história. Todo universitário precisa conhecer a origem desse movimento e entender porque ele é perigoso para a sociedade, já que afeta a todos nós. Isso é apenas um exemplo da responsabilidade que estudantes de qualquer área do conhecimento têm em zelar pela boa ciência e garantir que ela seja divulgada à sociedade. Pretendo também abordar um pouco sobre minhas escolhas pessoais e histórias de vidas, com o objetivo de mostrar que uma carreira se constrói ao longo da jornada. As escolhas que fazemos não são permanentes: fiz três anos de direito antes de fazer biologia. Não é preciso se desesperar com escolhas pessoais, elas podem não ser permanentes e a vida pode nos levar por caminhos que não temos como prever.

Qual é a sua expectativa em participar do #InspiraUnB?
Me senti muito honrada com esse convite, ao pensar que posso servir de inspiração para tantos jovens que estão ingressando na universidade. Espero corresponder às expectativas tão generosas da UnB diante da responsabilidade de inspirar acadêmicos a aproveitarem ao máximo essa experiência transformadora que é estar na Universidade.

>> O semestre vai começar! Saiba o que esperar do #InspiraUnB
>> Pesquisador australiano Stuart Bunn abre o semestre da pós-graduação