ESPECIAL

Conheça histórias de aprovados no PAS e no Sisu e veja qual a melhor estratégia para entrar na Universidade

Foto: Beatriz Ferraz /Secom UnB

As principais formas de ingresso na UnB são o Programa de Avaliação Seriada (PAS), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o vestibular para cursos que exigem Certificação de Habilidade Específica (VestHE) – que utilizam as notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) –, além do vestibular tradicional, realizado no meio do ano.

A seleção, para todos os processos, é feita por meio de três sistemas de vagas: ampla concorrência (universal), cotas para escolas públicas e cotas para negros.

No sistema de cotas para escolas públicas, há reserva de vagas para a) candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita que se declararam pretos, pardos ou indígenas (PPI); b) candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita que não se declararam PPI; c) candidatos com renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo per capita que se declararam PPI; d) candidatos com renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo per capita que não se declararam PPI.

E na hora de fazer a escolha por um desses sistemas, qual a melhor opção? Uma série de três reportagens traz dados sobre o ingresso na UnB e conta algumas histórias de quem conseguiu conquistar uma vaga na instituição.

Ingresso no Sisu e no PAS pela cota racial e pelo sistema universal

Ingresso no Sisu e no PAS pelas cotas de PPI e não PPI com renda abaixo ou igual a 1,5 salário

Ingresso no Sisu e no PAS pelas cotas de PPI e não PPI com renda acima de 1,5 salário