INGRESSO

Lista de convocados para o segundo semestre de 2019 foi lançada nesta segunda-feira (8). Registro acadêmico deve ser realizado entre 9 e 12 de julho

Ao lado dos pais e da prima também aprovada na UnB, Fabiana Bitar comemora o primeiro lugar em Arquitetura e Urbanismo. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Tinta, farinha, ovos, cartazes e muita batucada invadiram o Teatro de Arena, no campus Darcy Ribeiro, na tarde desta segunda-feira (8). O motivo: a recepção dos veteranos aos novos calouros da Universidade de Brasília. Às 17h, listas com nomes de aprovados no vestibular para o segundo semestre de 2019 foram reveladas no local, ao mesmo tempo em que o Cebraspe disponibilizava a consulta por nomes pela internet.

E, se encontrar seu nome na listagem fixada no mural já é uma grande conquista, imagine passar em primeiro lugar após mais de um ano de estudos em cursinho. Foi assim com Fabiana Bitar Resende, recém-aprovada em Arquitetura e Urbanismo. “Idealizei por um ano e meio esse momento e agora estou muito feliz. Desde criança gostava de criar, brincava de construir casas. A UnB tem tradição na área e uma forte relação com a arquitetura de Brasília”, comemorou.

As listas com os nomes dos aprovados também foram afixadas no ICC Norte e nos campi de Ceilândia, Gama e Planaltina. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

A mãe de Fabiana não esconde o orgulho, que para ela foi ainda mais especial, ao ver a sobrinha também aprovada no mesmo curso, mas para o turno diurno. “A sensação é de resiliência, é encantador ver duas jovens que, mesmo com toda a difamação que a UnB vem sofrendo, optaram por estudar aqui. Elas conquistaram o que queriam”, sintetizou Samia Bitar.

Empolgação é a palavra que define o calouro Carlos Eduardo de Carvalho, selecionado para licenciatura em Química. “Eu já conheço uma galera que faz o curso e todo mundo fala muito bem. Agora só quero me dedicar aos estudos”, afirma.

Aprovado em Administração, Arthur Cortez dos Passos aproveitou os últimos meses para já começar a estudar Cálculo, disciplina temida pelos graduandos do campo de ciências exatas. Sobre a escolha da área, ele não tem dúvidas: “Eu quero abrir uma empresa e espero que o curso me ajude a alcançar meu objetivo”.

Rebecca Alves ligou a mãe logo que viu seu nome na lista. “Foi quem mais me incentivou a mudar de curso.” Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Além daqueles que vão ingressar na Universidade pela primeira vez, muitos dos aprovados são graduandos que optaram por uma nova formação. Estudante de Biologia na UnB, Rebecca Alves Cavalcanti não se identificou com o curso e por isso resolveu cursar Comunicação Social. “Não acredito que consegui, não vejo a hora de começar as aulas”, contou.

REGISTRO ACADÊMICO – Os selecionados devem ficar atentos aos prazos dos procedimentos necessários, previstos na Agenda do Calouro da seleção, também disponível no endereço eletrônico do Vestibular. A etapa on-line do registro acadêmico ocorre entre os dias 9 e 12 de julho e a presencial nos dias 11 e 12 de julho.

Nessa edição do processo seletivo, foram aprovados 2.252 estudantes em primeira chamada. Ao todo, foram oferecidas 2.395 vagas em 98 cursos de graduação presenciais, tendo concorrido às oportunidades mais de 15 mil candidatos.

A aula inaugural #InspiraUnB está prevista para ocorrer nos dias 14 (cursos diurnos) e 15 (cursos noturnos) de agosto. Saiba mais em boasvindas.unb.br.

SERVIÇO  – Outras informações estão disponíveis no site do Vestibular ou na Central de Atendimento ao candidato do Cebraspe, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h – sede do Cebraspe, campus Darcy Ribeiro – ou pelo telefone (61) 3448 0100.