INTEGRAÇÃO

Qualificação de servidores do órgão e avanço em pesquisas voltadas à gestão pública são foco da parceria, formalizada em solenidade nesta quinta-feira (1º)

Reitora Márcia Abrahão e diretor da PRF, Adriano Furtado, assinam convênio que viabiliza abertura de novas vagas no mestrado. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Referência nacional em sua área de abrangência, o Mestrado Profissional em Administração Pública (MPA) da Universidade de Brasília ofertará vagas para servidores da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Assinatura de Termo de Execução Descentralizada (TED) pela reitora da UnB, Márcia Abrahão, e pelo diretor-geral da PRF, Adriano Furtado, na manhã desta quinta-feira (1º), formalizou a abertura de novas turmas para atender ao órgão.

Ao total, serão destinadas 22 vagas para ingresso em dois períodos. O início das aulas para a primeira turma, com dez alunos, está previsto para dezembro de 2019. A segunda entrada ocorrerá em 2020. Outras três vagas extras serão reservadas a técnicos administrativos da UnB. O edital para o processo seletivo deve ser publicado no final de setembro.

A parceria possibilitará a qualificação e desenvolvimento de competências dos servidores da PRF no exercício de suas atividades profissionais, além de contribuir na promoção de políticas e no desempenho com eficiência da gestão pública no órgão. Para o programa de pós-graduação, é a oportunidade de ampliar pesquisas e experiências na área.

Presente na solenidade de assinatura do TED, o atual coordenador do mestrado, professor Caio Costa, avalia como positivo o impacto trazido pelo curso na formação de profissionais atuantes na gestão pública. “Os egressos são quase unânimes em dizer que a formação que tiveram conosco melhorou muito a capacidade analítica e crítica para resolver os problemas em seus respectivos órgãos”, observa. O docente acrescenta que o vínculo entre a academia e as instituições também contribui para elevar o nível de pesquisas na área e identificar questões essenciais à administração pública.

O diretor-geral da PRF, Adriano Furtado, acredita que a formação atenderá com êxito às expectativas do órgão em promover melhorias, com a aplicabilidade dos aprendizados adquiridos pelos discentes. “Esse é mais um avanço, entre os demais que tivemos nos últimos anos, investindo no nosso setor e na eficiência da gestão. Essa qualificação irá nos ensinar a aprimorar aquilo que está dentro da nossa governança”, agradeceu.

Além da PRF, a Universidade já celebrou convênios para oferta de vagas no MPA a outros órgãos, entre eles a Polícia Federal, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), a Advocacia-Geral da União (AGU), o Ministério da Saúde (MS) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para a reitora Márcia Abrahão, essas parcerias reforçam a qualidade e a posição de destaque do curso, conceituado com nota máxima na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Esse mestrado profissional tem grande relevância, porque é o único no Brasil especializado em administração pública com nota cinco e tem grupo de docentes bastante qualificado. Com a ampliação dos convênios, estamos divulgando a excelência da UnB”, declarou.

Professor Valmir Emil Hoffmann apresentou informações sobre o mestrado. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

SOBRE O CURSO – Criado em 2004, o Mestrado Profissional em Administração Pública é uma oportunidade de formação direcionada a agentes de órgãos públicos, com foco no incentivo à aplicação prática do conhecimento para a solução de problemas na gestão pública. “Nosso programa foi montado para que o aluno, já no primeiro ano de curso, faça intervenções nas organizações. Ajudamos as pessoas a desenvolverem pensamento crítico para ter autonomia na tomada de decisões”, comentou o ex-coordenador do mestrado, Valmir Emil Hoffmann. O professor levou à equipe da PRF um panorama geral sobre o curso.

As turmas são abertas sob demanda exclusiva dos órgãos contratantes. O mestrado tem duração 24 meses. Ao longo do período, o discente deverá cursar 32 créditos em disciplinas, entre obrigatórias e optativas, qualificar dissertação em 14 meses e apresentá-la ao final do curso.

Candidatos ao processo seletivo devem participar previamente do teste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad). Trata-se de exame de proficiência para programas de pós-graduação nas áreas de Administração e Ciências Contábeis, que avalia conhecimentos em língua portuguesa e inglesa, além de habilidades de raciocínio lógico, quantitativo e analítico. A nota mínima de 300 pontos é tomada como um dos critérios de classificação no mestrado. Outras etapas da seleção envolvem apresentação de plano de trabalho e prova oral.