RECOMEÇO

Aulas do segundo período de 2019 na instituição começam nesta segunda-feira (12). Semana é marcada por atividades de boas-vindas

Com o começo das aulas, movimento nos campi volta a se intensificar. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

A Universidade de Brasília está a postos para receber os estudantes nesta segunda-feira (12), data que marca o início das aulas do 2º/2019. Na quarta-feira (14), às 9h30, acontece, no Centro Comunitário, o evento #InspiraUnB para os estudantes dos cursos diurnos. A convidada é a monja Coen. No dia seguinte, quinta-feira (15), às 19h30, o auditório da ADUnB recebe a astrônoma Duilia de Mello para a recepção aos alunos do período noturno.

Para além da semana inicial de boas-vindas, melhorias na infraestrutura dos campi e na atenção com o estudante foram desenvolvidas por setores da instituição durante as férias. O prefeito da UnB, Valdeci Reis, destaca entre os feitos a troca de lâmpadas em todos os campi. “Só na Biblioteca Central trocamos mais de 300”, cita. Refletores e novos postes de iluminação foram instalados. Além de bem-estar, a medida deve contribuir para a sensação de segurança da comunidade.

A Prefeitura (PRC) é responsável pela manutenção das salas de uso comum em diversos locais, como Blocos de Salas de Aula (BSA), ICC e Pavilhões. Nesses locais, foram feitas avaliações e trocas de tomadas. Ao lado da iluminação, as instalações sanitárias foram apresentadas por estudantes como questões a serem resolvidas no Relatório de Autoavaliação de 2019. Em atenção a isso, houve troca de descargas, vasos e torneiras, além da instalação de novos bebedouros.

A PRC está administrando novos contratos para serviços de carpintaria, de serralheria, de vidraçaria, de hidráulica, de alvenaria e de pintura. Isso significa que, ao longo do semestre, solicitações ligadas a estas áreas devem ser atendidas com mais agilidade.

Pinturas de salas de aulas, estacionamentos, faixas de pedestres e rotatórias também foram renovadas. Segundo Valdeci, a PRC produziu grande quantidade de mudas para fazer a revitalização dos jardins do ICC, com plantas resistentes à seca. Para gerar maior economia, a instituição anunciou a solicitação de equipamentos para irrigação automatizada.

Não apenas aspectos de infraestrutura da UnB estão sendo contemplados. O Decanato de Ensino e Graduação (DEG) também se antecipa a acontecimentos do semestre e, conforme o decano Sérgio de Freitas, está trabalhando de forma permanente para acolher os estudantes e garantir o sentimento de pertencimento à Universidade.

Decano do DEG, Sérgio de Freitas destaca trabalho da instituição para que estudantes se sintam em casa na Universidade. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

“Não é só a festa de recepção, não podemos arriscar o encanto do estudante e, por isso, estamos trabalhando para formar uma rede de capilaridade junto aos institutos e departamentos para instrumentos para ações contínuas, de modo que aumente a permanência qualificada do estudante”, afirma.

Estas atividades são referentes à ampliação da Política Integrada da Vida Estudantil, projeto que aproxima o estudante às unidades acadêmicas, aos diálogos com coordenadores de cursos e interação com técnicos administrativos, especialmente os que atuam no auxílio estudantil e em ações de políticas para saúde mental, prioridades segundo Sérgio. “Temos a maior preocupação com a saúde mental porque, em nosso entendimento, a aprendizagem não se processa se você não está em uma condição emocional adequada”, explica.

Com a intenção de manter os debates sobre saúde mental, o DEG busca consolidar aprendizagem e, junto ao desenvolvimento de habilidades físicas, artísticas e culturais, possibilitar o equilíbrio crucial às centenas de jovens que enfrentam essa nova fase da vida. "Não estamos atentos apenas à sala de aula. É um conjunto de reflexões para o processo de aprendizagem”, enfatiza.

O decano ressalta a importância dos coordenadores na trajetória acadêmica e pede a colaboração dos colegas de atuação. “Esse é um momento determinante aos alunos e, servindo como principal exemplo, a coordenação e o corpo docente têm a responsabilidade de instruir esses estudantes e encaminhá-los conscientes à sociedade”, reflete.

A todos os estudantes, o decano agradece pela confiança na instituição e aos calouros deseja boas-vindas. “Sejam bem-vindos e obrigado por nos escolherem. Fiquem tranquilos, pois você estão numa das melhores universidades do país. Um espaço com bons indicadores, com pesquisadores e pessoas empenhadas para que sua formação seja qualificada. A UnB está de braços abertos para recebê-los!"

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB