EDUCAÇÃO

Encontro formará atores nacionais que irão multiplicar a importância de contribuir para a formação da Base Nacional Comum Curricular

Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB


A administração superior da Universidade de Brasília participou, nesta terça-feira (23), no auditório do Ministério da Educação, da abertura do Seminário da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em Ação. Além do reitor Ivan Camago – que compunha a mesa com o ministro Aloízio Mercadante e outros coordenadores da Base –, estiveram presentes no evento a decana de Extensão, Thérèse Hofmann, e o decano de Ensino de Graduação, Mauro Rabelo.

 

Durante a abertura do seminário, que continua na UnB até o dia 25 de fevereiro e visa formar multiplicadores da iniciativa, foram abordadas questões como a educação infantil, as áreas de conhecimento e a importância da construção coletiva da proposta da BNCC.

 

A tela do site da BNCC era atualizada em tempo real e mostrada ao lado da mesa. Das mais de dez milhões contribuições, cerca de 7,4 mil foram enviadas durante a cerimônia.

 

O ministro da Educação ressaltou a importância do estabelecimento do currículo comum do ensino como uma ferramenta para atingir a igualdade. "A escola é a oportunidade que irá fazer a diferença. Teremos a convicção de apresentar a melhor proposta possível para a educação brasileira, garantindo aprendizagem a todos". Ele afirmou que a Base será o direcionamento para que se discuta pedagogia e licenciaturas, que refletem diretamente na qualidade educação.

 

A Universidade contribui para o projeto fornecendo estrutura logística e a experiência de especialistas para fazer a classificação e a análise das contribuições. O reitor Ivan Camargo salientou a importância da parceria com o MEC. "A UnB não pode se omitir de algo tão grande. É a academia contribuindo para a formação do futuro", enfatizou.

 

Entenda o papel da UnB na BNCC

Professora Thérèse Hofmann explica aos convidados a estrutura do seminário. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom


Chamada para a mesa do evento após as falas iniciais, a decana de Extensão explicou que a Universidade apoia o ministério, consolidando e permitindo a leitura de dados. "Tudo será analisado, considerado e repassado para construir essa base", disse.

 

De acordo com o decano de Ensino de Graduação, Mauro Rabelo, com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como forma de ingresso nas instituições federais de Ensino Superior, a proposta da BNCC se reveste ainda mais de importância, uma vez que, com a mobilidade dos estudantes, é essencial que o currículo e a formação se deem sem discrepâncias.

 

O professor explica que o estabelecimento de patamar comum é vital para a mudança no processo educativo, inclusive, após o término do Ensino Médio. "Em médio prazo, provavelmente receberemos estudantes mais bem preparados e que irão passar mais tranquilamente pelo primeiro ano na universidade, fato determinante para reduzir o índice de evasão", pondera.

 

Os participantes do seminário discutirão os relatórios das sugestões registradas até o dia 15 de dezembro, mas a base está aberta para contribuições até 15 de março. Cada unidade da federação enviou representantes que serão multiplicadores das discussões.

 

A pesquisadora da Universidade Federal de Goiás, Ivone Barbosa, representa um grupo de trabalho sobre educação infantil e foi indicada pelo estado de Goiás. Ela conta que, após o seminário, seu grupo organizará a conscientização sobre os debates. "Chegando ao estado, faremos a divulgação para municípios e entidades e analisaremos também a contribuição de Goiás para a educação infantil", explica.

Pesquisadora Ivone Barbosa representando a Educação Infantil de Goiás. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB


A BNCC – A Base Nacional Comum Curricular está sendo pensada com o objetivo de apontar o que todo estudante brasileiro precisa aprender, desde a Educação Infantil até o final do Ensino Médio. Ela se propõe a ser o resultado consolidado de contribuições, processadas por especialistas e recebidas pelo sistema de consulta pública, sobre a proposta preliminar já publicada.

 

Após o processamento das contribuições, os pesquisadores envolvidos no projeto elaboram relatórios que, juntamente com as sugestões recebidas de escolas, associações e grupos de pesquisa, irão fundamentar a equipe responsável pela revisão do documento preliminar.

 

Quando a proposta estiver finalizada, será entregue ao ministro da Educação para que ele a confirme ou não. A ideia é que essa base comum corresponda a 60% do conteúdo e que os outros 40% sejam complementados pelos estados e o Distrito Federal de acordo com as peculiaridades locais.

 

Os colaboradores – que podem ser indivíduos, organizações e escolas – devem se cadastrar no site e enviar sugestões de modificação, exclusão e inclusão de objetivos de aprendizagem. Elas serão avaliadas de acordo com a clareza das ideias, relevância dos conhecimentos e a pertinências dos objetivos.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.