FOMENTO À CIÊNCIA

Recurso pode ser destinado a trabalhos desenvolvidos em qualquer área do conhecimento

Foto: Secom UnB


Pesquisadores doutores da Universidade de Brasília ou vinculados a outras instituições – públicas ou privadas – de ensino e pesquisa, empresas de base tecnológica ou de desenvolvimento devem ficar atentos ao prazo para submissão de propostas para concorrer a recursos oferecidos pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). Ao todo, são R$ 10 milhões destinados a projetos de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação.

 

Até 7 de abril, os interessados podem enviar proposta de projeto de pesquisa, limitada a 20 páginas, à FAPDF. Cada coordenador deve submeter uma única proposta, situada em apenas uma das faixas de valores determinadas pelo Edital de Demanda Espontânea 03/2016

Ilustração: Marcelo Jatobá/Secom UnB


O valor máximo a ser destinado por projeto é de R$ 120 mil. Serão financiados itens referentes a capital, como equipamentos e material bibliográfico, e a custeio – que inclui bolsas de iniciação científica e de apoio técnico, material de consumo, combustível, passagens e diárias, e o pagamento de contratos de manutenção e serviços de terceiros, desde que tenham caráter eventual e essencial ao desenvolvimento do projeto.

 

“A FAPDF começa o ano engajada em sua missão de financiar a produção de ciência no Distrito Federal, dobrando o valor do mesmo edital de 2015,” afirma o decano de Pesquisa e Pós-graduação, Jaime Santana. “A Fundação merece confiança de toda a comunidade científica, espero que os pesquisadores da UnB enviem seus projetos".

 

A seleção das propostas está divididas em três etapas: habilitação; análise e julgamento por consultores ad hoc; e análise e classificação pela Comissão de Avaliação, composta por membros das Câmaras de Assessoramento Técnico-Científico da FAPDF. O projeto apoiado pelo edital deverá ser executado em até 36 meses, prorrogáveis por, no máximo, seis meses, mediante justificativa e posterior aprovação.

 

Serão considerados, preferencialmente, os projetos cuja temática esteja relacionada ao desenvolvimento científico e tecnológico do Distrito Federal.

 

COORDENADOR DA PESQUISA – O pesquisador principal, com doutorado, cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq é chamado no Edital de Demanda Espontânea de Coordenador. Ele deve ser residente no DF ou na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), ter comprovada capacidade de liderança em pesquisa, pertencer ao quadro permanente de uma das instituições participantes e ser responsável pela apresentação da proposta à FAPDF.

 

O coordenador não poderá ter mais de dois projetos de pesquisa em vigência na Fundação, nem ter sido contemplado no Edital de Demanda Espontânea 03/2015.

 

Os demais pesquisadores, técnicos e estudantes são denominados equipe técnica. Os beneficiários do presente edital se comprometem a apresentar duas palestras por ano em escolas públicas do DF ou da RIDE sobre o tema do seu projeto de pesquisa, com atenção à especificidade do público-alvo. Também estarão disponíveis para receber uma vez por ano, pelo menos, estudantes para visitas técnicas ao seu local de trabalho para apresentar-lhes as atividades de pesquisa.

 

Após a assinatura do Termo de Outorga, os contemplados pelo apoio financeiro tornam-se automaticamente consultores ad hoc da FAPDF.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.