VOLTA ÀS AULAS

Evento de recepção aos docentes abordou o perfil do estudante da universidade e as possibilidades de inovação no ensino

Foto: Isnailon Silva

O auditório Joaquim Nabuco da Faculdade de Direito recebeu, na sexta-feira passada, o primeiro evento de Boas-vindas aos professores da UnB. A ideia foi caracterizar a atividade como "para início de conversa", com a abordagem de temas como o perfil do estudante e as possibilidades de inovação no ensino.

Na abertura do encontro, a vice-reitora da UnB, Sônia Báo, saudou os docentes e falou da importância de um maior estreitamento entre as ações das unidades acadêmicas e dos decanatos.

O decano de Ensino de Graduação, Mauro Rabelo, e a coordenadora-geral da Diretoria de Acompanhamento e Integração Acadêmica da UnB, Cynthia Bisinoto, apresentaram as expectativas dos alunos. Ela chamou a atenção para os itens apontados pelos estudantes: sucesso profissional; formação acadêmica de qualidade; internacionalização, seja por intercâmbio ou capacitação para poder trabalhar em outras pátrias; compromisso social e acadêmico; ampliação das relações interpessoais; preocupação com a autoimagem.

No debate, os professores apontaram a necessidade de se rever metodologias de ensino em função do perfil atual do estudante. Trata-se de um jovem que se situa na faixa de idade entre 16 e 22 anos. De acordo com os participantes, reconhecer esse estudante e saber quais são as expectativas em relação ao ensino superior pode subsidiar não somente o trabalho do professor, mas a gestão da universidade.

A diretora de Ensino de Graduação a Distância (DEGD), professora Nara Pimentel, disse que as potencialidades para inovação no processo de ensino-aprendizagem não são somente tecnológicas.

Nara defendeu a melhoria da aula expositiva, a mais antiga das metodologias, e mais atenção ao progresso da aprendizagem dos alunos do que meramente a transmissão do conteúdo. Ela exemplificou como reduziu seus “cacoetes” ao se assistir em vídeo. Também mostrou que ver, ouvir, falar e fazer no contexto de uma aula expositiva pode resultar em melhores índices de atenção e retenção dos conteúdos por parte dos estudantes.

A gestora também citou o bom uso das diversas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) já utilizadas pelos professores da casa, como as plataformas virtuais Moodle e Aprender e webconferências com o uso de lousas digitais.

Por fim, dois convites foram feitos à comunidade docente, um para conhecer as didáticas e as TICs disponíveis na DEGD, outro feito pessoalmente pelo servidor Jorge Pereira, do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT), para conhecer o laboratório de jogos digitais didáticos já aplicados em algumas disciplinas e o projeto para uso de dispositivos móveis.