EXCELÊNCIA

Ranking Webometrics posiciona mais de 20 mil instituições no mundo de acordo com presença e impacto na internet, além de iniciativas para a abertura de dados à sociedade

Foto: Isa Lima/Secom UnB

A Universidade de Brasília aparece em sétimo lugar entre as instituições de ensino superior brasileiras listadas no último ranking realizado pelo Cybermetrics Lab – grupo que pertence ao Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), maior órgão público de pesquisa da Espanha e o terceiro maior da Europa –, que avalia conteúdos disponibilizados na internet.

São analisados, por exemplo, a presença e o impacto da instituição na web, bem como iniciativas para ampliar a comunicação interna e externa sobre o conhecimento científico. De acordo com o Cybermetrics Lab, entre os objetivos da pesquisa estão estimular a publicação na rede e apoiar iniciativas que ampliem o acesso eletrônico a publicações científicas e a outros materiais.

"É um bom resultado, mas estou certo de que a Universidade de Brasília tem potencial para ser a melhor da América Latina", afirma o reitor da UnB, Ivan Camargo.

Marcelo Jatobá/Secom UnB

No Brasil, a primeira colocada é a Universidade de São Paulo (USP), seguida pelas universidades Estadual de Campinas (Unicamp), Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Federal de Santa Catarina (UFSC) e Federal de Minas Gerais.

Quando o universo da pesquisa é a América Latina, a Universidade de Brasília aparece em décimo lugar. Acima dela estão as mesmas instituições do recorte brasileiro – também em diferentes posições –, além da Universidad Nacional Autónoma de México (em segundo), Universidad de Chile (em quarto) e Universidad de Buenos Aires (em quinto).

No ranking entre as Américas, a UnB está na 166ª posição e, na lista mundial, onde figuram aproximadamente 24 mil instituições, a Universidade ocupa o 426º lugar. Veja o estudo na íntegra (em inglês).

PESQUISA – O Cybermetrics Lab é o responsável pelo desenvolvimento do Ranking Web, também conhecido como Webometrics, a maior pesquisa acadêmica sobre instituições de ensino superior. Desde 2004, o grupo a divulga duas vezes por ano e se compromete a avaliar as instituições existentes em todo o mundo quanto a suas performances, baseadas na presença e no impacto dessas universidades na web.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.